A escolha da panela pode fazer diferença na sua saúde

panela

Newmann/Corbis

Você sabia que a escolha da panela que você usa diariamente pode fazer uma grande diferença no seu estilo de vida, principalmente na sua saúde? A escolha do aparelho é tão importante para a saúde quanto escolher alimentos saudáveis na hora de preparar as refeições.

Segundo a nutricionista Ellen Linhares, o mercado oferece panelas fabricadas com diversos materiais. No entanto, nem todas são aconselháveis. "A diferença entre elas é que algumas liberam substâncias que podem trazer toxicidade para o organismo, enquanto outras liberam componentes que podem contribuir com a alimentação", explica.

Um caso que exemplifica a primeira situação apresentada é o da panela de alumínio. "Apesar de ser mais barata, estudos apontam que ela está associada a doenças como o Mal de Alzheimer", diz a nutricionista.

No entanto, a situação não está perdida. Bettina Moritz, nutricionista e presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, explica que a melhor opção para ter em casa são produtos feitos de cerâmica. "Além de serem de fácil utilização, as panelas são grandes aliadas à nossa saúde. Aqui no Brasil temos uma opção, que são os produtos da empresa Ceraflame, que são livres de metais pesados, não contaminando os alimentos com quantidades de alumínio, chumbo e níquel, que estão presentes em outros produtos", sugere.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: saúde hábitos saudáveis notícias panela