9 sinais de que você está a beira de um ataque de fúria

Ataques de fúria podem ser sinal de esgotamento nervoso

foto: Shutterstock

As câmeras de um elevador em São Paulo flagraram a agressão cometida por uma mulher a um menino austista de 9 anos. A vizinha Amanda Gyori, de 25 anos, se desentendeu com a criança e passou a agredi-la com tapas, chutes e até socos.

Em depoimento à polícia, a agressora disse que o menino arremessou uma mochila em direção à filha dela, de 4 anos, e disse ter ficado “cega” por conta disso. “Eu não devia ter feito, eu preciso fazer um tratamento pra poder ficar mais calma”, relatou na delegacia.

Casos de raiva excessiva com ataques gratuitos de fúria, infelizmente, não são tão incomuns assim. Nada justifica um ato como esse, mas e o nosso comportamento no dia a dia com as outras pessoas? Será que também não passamos da conta e descontamos no outro a nossa raiva, muitas vezes com outros tipos de agressões?

Muitas vezes por conta do estresse no dia a dia ou problemas pessoais, a raiva possibilita que as pessoas percam o controle e partam para agressão física.

Mas se os ataques de raiva são constantes e as explosões súbitas de fúria levam a agressão física ou destruição de coisas, isso pode ser sinal de um transtorno que requer atenção médica. 

Se já chegou a cometer atos extremos, saiba que é hora de procurar ajuda. Quem apresenta ataques de ira com frequência pode sofrer de Transtorno Explosivo Intermitente (TEI). O transtorno é caracterizado por uma reação desproporcional e é frequente. Quem tem o problema precisa realizar um tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico.

Mas se os ataques não são frequentes, a fúria pode ser controlada por não se tratar de um distúrbio, mas ainda sim indicar um esgotamento nervoso. 

Veja 9 sinais de que você pode lá na frente perder o controle:

1-Irritabilidade;

2- Estresse;

3-Insônia;

4-Memória fraca;

5-Dificuldade de concentração;

6-Baixa resistência às doenças;

7-Palpitações cardíacas;

8-Ansiedade;

9- Suores frios.


Por Jessica Moraes