8 maneiras pitorescas de aliviar o estresse

Veja o que fazer para relaxar
estresse

foto: iStock/dnberty

Ao se sentir sobrecarregada com o estresse, o que você faz? Respira fundo, senta, massageia a cabeça até se acalmar? Pois alguns especialistas sugerem outros meios mais diferenciados de você se sentir aliviada mais rapidamente. A nutricionista e professora de yoga Charlotte Watts revelou algumas dicas ao Daily mail, espia só!


Lavar as mãos com água morna

Existem alguns mecanismos autocalmantes, como imergir água quente ou morna em parte do nosso corpo, como as mãos. Ela envolve o sistema nervoso parassimpático, responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de calma. Essas ações seriam a desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial e da adrenalina.

Cantarolar uma melodia

Já reparou que as pessoas felizes tendem a cantarolar? Cantar pode ajudar a diminuir os níveis de estrese. Mas cantarolar uma melodia cativante é ainda melhor, pois resolve situações de emergência. Estudos sugerem que a combinação da vocalização e da vibração tem um efeito positivo sobre a pressão sanguínea. 

Exercitar a face

O estresse pode gerar um tensão enorme no corpo, incluindo mandíbulas fechadas, ranger de dentes, testa franzida e dores de cabeça. Em aulas de ioga,  você é treinada a liberar os músculos e distorcer suas expressões, como uma massagem facial. Se você fizer ao lado de outras pessoas, vai até sair mais despreocupada e rindo da aula.

Mastigar aipo 

Uma pesquisa mostrou que o ato de mascar ajuda a reduzir os níveis de cortisol. Os estudos foram feitos com uma goma de mascar, mas há uma maneira melhor para não confundir o sistema digestivo a esperar uma comida que não chega - que é o que o aipo pode fazer. Mastigar envolve o lado calmante do sistema nervoso e também desbloqueia a mandíbula tensa quando o estresse atinge. Muitas vezes ele nos leva a comer, mas se optarmos por mastigar aipo, também podemos nos beneficiar da sua química calmante.

Ter uma lousa mágica

O estresse mantém os lados direito e esquerdo do cérebro em conflito, deixando pouco espaço para reflexão e para o pensamento criativo, o que pode ser um problema na vida prática. Então que tal encontrar um espaço para se acalmar e ter uma nova perspectiva? Manter uma lousa mágica de desenhar em sua mesa de trabalho significa que você pode mudar de marcha para apenas desenhar e expressar o o que você precisa naquele momento. Também pode ser um bloco de notas, mas a primeira alternativa é mais eficiente.

Comer uma salada

Uma salada pode não pode parecer a opção mais atraente neste momento de estresse, que nos direciona ao impulso de consumir açúcar, gordura ou carboidrato, mas a alface tem possui qualidades sedativas,  devida a uma substância chamada Lactucário, encontrada nas hastes das folhas. Se somada a ela você acrescentar gorduras saudáveis e fontes de proteína (peixe, queijo de cabra, nozes) e mastigar bem (como dito acima) você tem a receita perfeita para uma experiência mais relaxante.

Se abraçar

Muitas pessoas, principalmente solteiras, não tem a possibilidade do toque e do contato corporal que vem da contínua proximidade com outros. Mas até mesmo quem sente que precisa de mais conforto do que recebe de um parceiro, pode se dar um abraço através de uma automassagem, esfregando qualquer parte do seu corpo que que você se sinta bem. O ato libera a mesma oxitocina calmante que seria liberada com um afago de outra pessoa . A oxitocina é o hormônio do prazer, que é liberado quando amamos, amamentamos , e que ajuda a nos fazer sentir que tudo está bem.

Tirar os sapatos

Manter nossos pés em sapatos fechado contraem a circulação e afetam nosso sistema músculo-esquelético acima dos pés, somando-se à tensão do corpo. Se você trabalha em casa pode ser mais fácil deixar os pés livres. Mexer os dedos dos pés é o tipo de atividade muscular simples que ajuda a aliviar a descarga de tensão.

Por Jessica Moraes

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