7 verdades sobre as lentes de contato

lentes de contatodúvidas

Foto - Shutterstock

Falar de lentes de contato pode se tornar um assunto polêmico às vezes. Muitas mulheres têm dúvidas sobre as lentes e acabam optando por não usar. Entre as mais frequentes estão o tempo de uso, se são todas iguais, se podem ser associadas à gravidez, etc.

A Dra. Wania Freire, gerente médica da Johnson & Johnson Vision Care, esclarece sobre algumas curiosidades e cuidados necessários para quem usa lente de contato.

1- "Gravidez pode causar desconforto no uso de lentes de contato"

A lágrima tem um papel importante no conforto do usuário de lentes de contato. Durante a gravidez observam-se modificações na composição da lágrima, havendo um aumento na produção de gordura e diminuição na quantidade de água.

Este desequilíbrio pode repercutir no conforto ocular desencadeando sintomas como sensação de olho seco, menor tolerância ao uso das lentes de contato e embaçamento visual.

2- "Quem usa lente de contato deve ter um par de óculos reserva"

Lentes de contato e óculos são dispositivos complementares.Em alguns momentos do dia poderá haver necessidade do uso de óculos, além de algumas situações como, por exemplo, em vigência de uma conjuntivite viral em que o uso de lentes de contato não é permitido.

3 - "Existe diferença entre lentes rígidas e gelatinosas"

Sim. As lentes de contato rígidas são feitas de um material duro que não se molda a superfície do olho, mantendo o seu formato.

Já as lentes de contato gelatinosas cobrem toda a superfície da praticamente acompanhando seu formato. Elas se movimentam menos de modo que seu material deve ser mais permeável para permitir a oxigenação da córnea. De um modo geral, são mais confortáveis.

4- "Existem circunstâncias em que o uso da lente de contato não é recomendado"

Apesar de infrequentes, existem situações em que não está indicado o uso de lentes de contato. Por isso torna-se fundamental a indicação e adaptação das lentes de contato pelo oftalmologista. Neste procedimento o médico identificará estas exceções preservando a saúde ocular do paciente.

5 - "Não se deve nadar com qualquer tipo de lente"

A água do mar, rios e principalmente piscinas pode estar contaminada com grande número de bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos que podem aderir as lentes de contato provocando contaminação das lentes e consequentemente dos olhos, mesmo com os processos rotineiros de limpeza.

O ideal nestes casos seria o descarte das lentes após o contato com meios aquáticos.O uso de lentes de contato de uso único, descarte diário pode ser mais adequado nestas situações.

6- "Existem lentes de grau coloridas"

Sim, existem algumas opções de lentes de contato coloridas que corrigem um número limitado de graus. Assim como qualquer outra lente de contato, as coloridas devem ser adaptadas e indicadas pelo oftalmologista.

7- "Dormir com lentes de contato pode prejudicar os olhos"

Quando os olhos estão fechados, essa oxigenação diminui e aumenta a temperatura da superfície ocular, o que poderia explicar um maior índice de infecções oculares em usuários que dormem com as lentes. Portanto, não é aconselhável dormir com as lentes de contato.

Quando necessário, peça orientação ao seu oftalmologista.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: óculos visão lente de contato