6 razões para você não usar roupas super justas

Problemas causados pelo uso de roupa justa

Mulheres que gostam de roupa bem colada ao corpo, atenção. Varizes, dificuldades de digestão, cansaço fora do normal e problemas ligados aos órgãos sexuais são alguns dos riscos que você corre ao privilegiar as peças justas no guarda-roupa.

Por mais que uma calça justa, seja lycra ou strecht, fique linda e desenhando o corpo, a vaidade por custar caro para a saúde. Veja o que a roupa aperta pode causar.

Varizes - Elas prejudicam muito as mulheres em razão da progesterona, um dos hormônios femininos, que causa a dilatação das veias além do calibre normal. Quando você usa roupas apertadas, prejudica sua circulação, aumentando os riscos de varizes, principalmente se há casos de varizes na sua família ou se você toma algum tipo de contracepção hormonal. Prefira peças mais larguinhas.

Respiração - Roupas muito apertadas ou um cinto muito ajustado fazem você praticar a chamada respiração curta, ou seja, a inspiração só chega até a parte alta do tórax. A respiração curta deixa o cérebro mal oxigenado, dificultando a concentração e trazendo ansiedade: portanto, livre-se das roupas apertadas quando precisar de calma.

Celulites - as roupas apertadas retardam o tratamento contra a celulite e podem até favorecer o surgimento dos furinhos. Quando há formação dos nódulos de gordura, causadores de celulite, a circulação sanguínea fica prejudicada nestas regiões. Se você usa roupas apertadas, prejudica ainda mais a passagem do sangue, agravando o quadro.

Dores nas costas - vestindo peças que restringem seus movimentos, é necessário sobrecarregar os músculos e as vértebras para realizar atividades que, normalmente, nem exigiriam tanto esforço. Com o quadril comprimido, sua coluna sofre para dar suporte aos movimentos. O mesmo vale para as camisas que impedem os braços de se mexerem. Por essa razão, os ombros ficam com uma sensação de peso e formigamento ao fim do dia.

Saúde sexual - o uso de roupas apertadas também pode favorecer o corrimento. Com a umidade e a temperatura alta, a região genital torna-se propícia ao desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar doenças como a candidíase.


Digestão - O problema, neste caso, deve-se principalmente às calças e cintos que apertam demais sua barriga. A pressão das roupas pode fazer com que os ácidos do estômago refluam para o esôfago, causando azia e refluxo.

Por Jessica Moraes

Comente