6 bons motivos para se hidratar

6 bons motivos para se hidratar

Foto: Dreamstime

É bom beber bastante líquido o ano todo, mas durante o verão, por conta do intenso calor, o risco de desidratação é ainda maior. Para evitar esse tipo de problema, é importante a ingestão de líquidos com maior regularidade.

Mas esse não é o único motivo, veja mais 6 bons motivos para você se hidratar bebendo muito líquido:

Auxilia no emagrecimento: eles promovem a saciedade ao favorecer a distensão gástrica, ou seja, a sensação de estômago "cheio", principalmente se for ingerida cerca de 30 minutos antes das principais refeições, favorecendo a redução do consumo de calorias. O consumo de líquidos gelados tem efeito termogênico, ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar a temperatura do líquido com a do organismo. Vale lembrar que não devemos esperar sentir sede para ingerir líquidos, pois a sede já é um sinal de desidratação.

Melhora o funcionamento do intestino: para garantir o bom funcionamento intestinal, além da ingestão de fibras, o consumo de líquidos é fundamental. O consumo de fibras desacompanhado da ingestão de líquidos pode levar a constipação e formação de gases que geram cólicas e desconforto.

Melhora a pele: a falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Beber água deixa a pele hidratada e firme, além de favorecer a eliminação de toxinas, o que deixa a pele mais bonita.

Atua no transporte e absorção de nutrientes: a água também é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo. Sem água o sangue fica mais denso. Com o aumento da densidade ele fica menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. As vitaminas C e do complexo B só são absorvidas pelo organismo com a presença de água.


Atua na saúde Ocular: os olhos são órgãos extremamente sensíveis a desidratação. Olhos ressecados podem ser acometidos por inflamações e infecções. Melhora o funcionamento renal: quando consumimos a quantidade adequada de líquidos evitamos a instalação de infecções urinárias e a formação de cálculos.

Por Catharina Apolinário

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