6 alimentos que ajudam a parar de fumar

Leite, aveia, laranja e brócolis ajudam a inibir a vontade de acender um cigarro;
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Atualmente, o vício em fumar é responsável por milhares de mortes por ano apenas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O tabagismo pode causar doenças como câncer, problemas respiratórios diversos e até AVC. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Inca - Instituto do Câncer - em abril deste ano,  mais de 1 milhão de mortes ocorrerão anualmente até 2030. Até lá, a estimativa é de que sejam detectados no Brasil cerca de 1,7 milhões de casos da doença.

O médico pneumologista Omar Barghoutti confirma que de um grupo de 10 pessoas que tentam parar de fumar, 8 não conseguem e retomam o vício. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental, e diminui as chances de recaídas, especialmente por motivos de ansiedade e depressão. 


Este problema de saúde pública afeta todo o mundo e precisa ser superado por grande parte da população antes que as pessoas tenham sua saúde comprometida.

Para quem está deixando ou pretende parar de fumar, a Nação Verde, rede de produtos naturais, indicou para o VilaMulher alguns alimentos saudáveis que podem ajudar no controle da vontade de acender um cigarro. 

Vamos lá? 

Aposte no leite e em derivados 

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O leite é um importante aliado para evitar  do vício. Sua ingestão altera o sabor do cigarro. Além disso, estimula a produção de serotonina, o nosso hormônio da tranqüilidade, que  inibe a ansiedade do fumo.   

Invista no levedo de cerveja  

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O levedo de cerveja é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B. “Essas substâncias agem no sistema nervoso controlando a ansiedade causada pela falta de nicotina, o que auxilia quem está largando o vício”, explica a nutricionista da Nação Verde, Paula Castilho. O suplemento pode ser consumido em pó ou em cápsulas. 

Tome suco de laranja 

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Quando fumamos regularmente, perdemos uma grande quantidade de vitamina C, e nosso corpo costuma compensar essa falta com alguns elementos não naturais que recebe da nicotina. “É por isso que, para pararmos de fumar de maneira mais rápida, é muito importante começarmos a receber mais Vitamina C por meio do consumo de sucos cítricos como o de laranja ou das próprias frutas”, explica a especialista.  

Coma Brócolis 

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O alimento é importante na prevenção de doenças pulmonares. Ele tem fibras que ajudam a produzir mais serotonina no momento da digestão. “O brócolis ajuda principalmente quem gosta de fumar depois do almoço ou jantar”, diz Castilho.?

Consuma aveia e arroz integral

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Devido ao alto conteúdo de selênio, mineral com alto poder antioxidante, a aveia e o arroz integral eliminam radicais livres provocados pelo fumo. “Por causa de suas características, eles também ajudam na prevenção do câncer”, ressalta a nutricionista da Nação Verde. 

Beba água 

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É fundamental beber muita água. O consumo ideal é de pelo menos 1,5 litro por dia. A bebida ajuda o organismo a aumentar a frequência urinária, o que contribui para eliminar toxinas.

Por Thamirys Teixeira

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