50% das pessoas desconhecem que tem pressão alta

hipertensão

Shutterstock

Estima-se que 50% das pessoas com hipertensão não sabem que possuem a doença, e dos que sabem apenas 25% são aderentes ao tratamento.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se conhecer e entender os valores da pressão arterial, a Sociedade Brasileira de Hipertensão, em parceria com o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, lança a Campanha 2014 "Conheça sua pressão arterial!".

A hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, atinge em média de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. No mundo, cerca de 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão, adoecem por causa da pressão alta.

As graves consequências da doença podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. "Nosso objetivo é fazer com que as pessoas compreendam o que significa os valores da pressão arterial, e como eles têm implicação direta na saúde e qualidade de vida de cada um, além é claro de incentivar que o exame torne-se um hábito", explica Frida Plavnik, diretora científica da Sociedade Brasileira de Hipertensão e coordenadora da campanha.


No dia 17 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial da Hipertensão, um evento gratuito no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Centro Cultural Rubem Rodrigues terá aferição de pressão arterial, avaliação corporal e teste de glicemia para a população.

Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: hipertensão pressão alta