5 mitos e verdades sobre o uso do aspirador de pó no combate dos ácaros

aspiradorácaros

Shutterstock

Com a chegada das baixas temperaturas, os ambientes de casa tendem a ficar fechados por mais tempo, impedindo a ventilação e a entrada de luz solar. Prato cheio para os ácaros, seres microscópicos capazes de dificultar a vida de quem sofre de doenças respiratórias. Por isso é importante tomar algumas medidas para evitar sua proliferação. O uso do aspirador de pó pode ajudar nessa tarefa.

Abaixo, o gerente de categoria de Aspiradores e Lavadoras de Alta Pressão da Electrolux, Gustavo Rosique, esclarece alguns mitos e verdades sobre o uso do aparelho no combate deste vilão da saúde.

1-Usar qualquer aspirador de pó na limpeza ajuda a eliminar os ácaros.

Mito. Os ácaros adoram pó. Para garantir a limpeza adequada de cortinas, móveis, carpetes e travesseiros, com a garantia de eliminação dos ácaros, use um aspirador de pó com filtro HEPA, que coleta até 99,9% das impurezas. O filtro retém minúsculas partículas que os aspiradores comuns não conseguem, por exemplo, os ácaros, que são menores que o pó.

2-Aspiradores com sacos descartáveis são os mais indicados para quem sofre de doenças respiratórias.

Verdade. O saco descartável pode ser substituído sem que o consumidor tenha contato com a poeira e sem o inconveniente de ter de limpar osfiltros. Além do benefício de ser mais higiênico, pois não há necessidade de entrar em contato com a poeira, basta retirar o saco e jogá-lo diretamente no lixo.

3-O ar quente dos aspiradores de pó elimina os ácaros.

Mito. O ar da saída do aspirador não tem temperatura suficiente para matar os ácaros. Essa temperatura oscila de acordo com o tempo de funcionamento do aspirador, pois está relacionada ao aquecimento do motor.

4-O saco descartável do aspirador de pó tem de ser sempre o original.

Verdade. O acessório descartável original filtra a sujeira corretamente, impedindo que os ácaros voltem para o ambiente. Além disso, aumentam o poder de sucção e a vida útil do aparelho.

5-Bocais específicos ajudam e eliminar os ácaros.

Mito. O que determina a o fim dos ácaros são os filtros e não bocais. Bocais servem para facilitar a limpeza nas diferentes áreas da casa.

Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: mitos e verdades ácaros aspirador de pó