5 mitos e verdades sobre o câncer de mama

cancer-mama-

Foto - Shutterstock

Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama. A doença é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima para 2014 o diagnóstico de 57.120 novos casos da doença.

Mulheres de qualquer idade podem ter a doença. Para tirar suas dúvidas, confira os mitos e verdades mais comuns do câncer de mama. Se a doença for diagnosticada precocemente, tem altas chances de cura.

1. Mulheres com histórico familiar da doença possuem mais risco de desenvolver o câncer? 

VERDADE. Cerca de 5% a 10% dos casos de câncer de mama apresentam uma mutação genética, que predispõe o aparecimento da doença. As mulheres com histórico familiar possuem risco maior dessas mutações do que a população em geral.

2. O perfil genômico (Symphony) auxilia a identificar qual o melhor tratamento do câncer de mama?

VERDADE. O estudo do perfil genômico da doença permite conhecer melhor o grau de agressividade do tumor, possibilitando uma escolha de tratamento mais apropriada para cada caso. É a chamada’ individualização do tratamento’.

3. O uso de desodorante aerossol pode causar câncer?

MITO. Essa crença se deve à suposição de que certas substâncias químicas presentes no desodorante aerossol estejam relacionadas com aumento de risco para câncer de mama, porém, evidências científicas disponíveis não corroboram a informação.

4. Todo nódulo pode ser caracterizado como tumor?

VERDADE. Tumor é um termo geral que caracteriza uma nodulação. Existem tumores benignos e tumores malignos. O câncer é um tumor maligno. A maioria dos tumores (ou nódulos) é benigna. 

5. Há um procedimento diferente para as mulheres que têm prótese nos exames preventivos? 

VERDADE. A paciente portadora de implantes de silicone realiza uma técnica especial durante a mamografia, denominada manobra de Eklund, para melhor visualização da mama.

leia também


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: câncer de mama