5 hábitos que parecem saudáveis, mas não são

hábitossaúde

Shutterstock

Todos nós queremos ter uma vida mais saudável e muitas vezes tomamos alguma pequenas atitudes a favor disso, mas podemos estar enganados.

Sim, algumas medidas são equivocadas no quesito saúde. Saiba quais são e evite-as!

1-Tomar vitaminas - você realmente precisa de suplementos vitamínicos? A professora da Georgia State University, Christine Rosenbloom, diz que os alimentos hoje em dia vem fortificadas com vitaminas, então raramente alguém necessita de complementos. Se ingeridos sem necessidade, existe o risco de ficar doente, devido o excesso de algumas substâncias no organismo, como a Vitamina A, que pode gerar problemas na gravidez e a B6, que afeta o sistema nervoso.

2-Usar ácool gel - Suas mãos não precisam de nada além de água e sabão para se manterem limpas, a não ser que você esteja num hospital, por exemplo. Use apenas quando não for possível lavar as mãos, mas evite os géis antissépticos que contém triclosano, subtância que pode comprometer a defesa do corpo e a eficiência de antibióticos.

3-Beber água de garrafa - A água engarrafada não contém flúor e por isso muitas pessoas sofrem de deficiência da substância, o que pode levar ao aparecimento de cáries. Prefira encher o copo com água filtrada, que contenha o flúor.

4-Escovar muito os dentes - você escova os dentes logo depois de comer? Os alimentos podem deixar alguns tipos de ácido nos dentes, o que pode enfraquecer o esmalte. Escovar enquanto o esmalte está em um estado debilitado pode desgastá-lo. Para remover quaisquer partículas de alimentos que permaneçam depois de comer, é melhor enxaguar a boca e escovar mais tarde.


5-Usar rasteirinhas - por mais que as sandálias rasteirinhas sejam mais confortáveis, elas não não sinônimo de saúde para o seus pés. Elas não possuem amortecimento nem estabilidade, podendo causar tendinite. O ideal é usar calçados com leves plataformas e cujas tiras deem mais segurança ao peito do pé.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde hábitos