5 erros de postura que podem acabar a com sua coluna!

Especialista lista os erros mais comuns que cometemos em nossa postura no dia a dia
erros de postura

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Dores nas articulações, dores na coluna e tensões musculares: geralmente são estes os desconfortos que muitas pessoas costumam adquirir após realizar ao longo do dia movimentos errados e que podem prejudicar a saúde. Pensando nisso, a Fisioterapeuta, especialista em Pilates e proprietária do Espaço Vida Ativa, Gabriela Fendi, listou os erros cometidos mais comuns dentre as pessoas e as soluções. 


Deitando e levantando

A maioria das pessoas costuma levantar errado da cama seja após acordar ou após um breve descanso, impulsionando o corpo de forma rápida, forçando o tronco para frente e para cima, causando grande esforço da musculatura abdominal que acaba por sobrecarregar a coluna lombar. O mesmo acontece ao deitar-se de uma vez e de costas. “Para levantar, o correto é, primeiramente, deitar-se de lado na beirada da cama, colocar as pernas para fora e, com a ajuda dos braços, levantar o tronco para se sentar. O inverso deve ser aplicado quando for para deitar” - completa Gabriela.  

Calçando os sapatos

Este é um dos erros mais comuns que as pessoas costumam praticar diariamente e muitas vezes não sabem que podem acabar prejudicando a coluna de forma agressiva. “Geralmente, costumamos curvar o nosso tronco para frente, levando as mãos até os pés e essa é uma postura de risco para a coluna, principalmente lombar.” Alerta a Fisioterapeuta.  Ela explica que o correto é sempre sentar-se em uma cadeira ou poltrona, cruzar a perna no colo e de modo em que a pessoa possa alcançar o sapato sem se curvar para frente, evitando assim uma pressão e sobrecarga na coluna, garantindo que as costas estejam sempre alinhadas com o encosto da cadeira. 

Dormindo

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Você sabia que não é o ideal dormir de barriga para baixo, principalmente se você tem dores na coluna e no pescoço, principalmente se apresentar irradiação para as pernas e/ou para os braços? A especialista explica que o mais fisiológico seria dormir de lado, com um travesseiro ou apoio entre as pernas e sob a cabeça. “Esses travesseiros ou apoios são importantes para preservar o alinhamento da coluna e diminuir a sobrecarga em suas articulações, principalmente para quem já apresenta dores ou disfunções.” - Explica.

Arrumar as gavetas

Sempre ao finalizar uma organização em gavetas, podemos perceber leves dores na lombar, principalmente quando as gavetas são mais baixas. Isso acontece por conta da curvatura do tronco para frente que acaba sobrecarregando esta região, gerando dores imediatas e até mesmo tardias. Quanto mais tempo nessa posição, maior a sobrecarga das estruturas e maior o agravamento da dor. “O mais correto seria sentar em um banco que deixe seu tronco na altura das gavetas e que irá manter a coluna alinhada e protegida, e os músculos do abdômen devidamente contraídos. ” Ensina a especialista. 

Arrumar a casa e afastar os móveis

Quem nunca teve que ajudar a mãe, o pai, o marido ou a esposa a arrastar um móvel para mudá-lo de lugar na faxina da casa fazendo força maior do que de costume e sentiu aquela dorzinha imediatamente na coluna? Esta é outra atitude que costumamos ter sem muitas vezes nos preocupar com a forma certa de se movimentar. “Deveríamos sempre dividir a força com alguém ao arrastar móveis pesados, nunca fazer essa atividade sozinho independente da sua força ou físico. Os joelhos dobrados com os pés afastados e o abdômen contraído- como num agachamento- também ajudam a proteger a coluna.” Finaliza Gabriela.

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