5 dicas para evitar o estresse nas férias

estresseviagem

Foto - Shutterstock

Durante o mês de julho muitas pessoas aproveitam as férias escolares dos filhos para curtirem alguns dias em família. Afinal, pausas na rotina revitalizam o corpo, a mente e distanciam as pessoas do estresse diário.

Muitos vão se preparar para viajar, seja para praia, campo ou até mesmo para outro país e o objetivo é um só: aproveitar a família e descansar. No entanto, esse é um período que pede planejamento e organização, do contrário, as férias podem se transformar em dias de estresse.

Por isso, para que as férias não comecem com o pé esquerdo, selecionamos algumas dicas de Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo e produtividade, que vão ajudar a tornar esses dias mais prazerosos:

Faça um checklist da viagem - Reserve uma hora do seu tempo para pensar em tudo que precisa preparar ou levar. Faça uma lista, imprima e vá "ticando" os itens conforme concluir a atividade. Deixe uma cópia em cima da mala e a outra na carteira.

Separe os documentos - Verifique a validade, procurações, carteira de motorista e cartões de crédito. Selecione todos os documentos e coloque em um saco plástico com fecho para evitar perdas.

Deixe as contas em dia - Não adianta sair de casa, lembrar que tinha que pagar a conta de luz e perceber que o boleto ficou em casa. Se possível, deixe as contas em débito automático ou tire uma cópia do boleto e use isso para pagar via Internet.

Pense nos problemas - E se perder o cartão de crédito? E se perder o passaporte? E se o hotel não fizer a reserva? E se a casa alugada for golpe? E se alguém ficar doente? Pensar no "E SE" ajuda você a precaver alguns problemas. Eu coloco no Neotriad o telefone do consulado, da operadora de cartão de crédito, meu cartão de seguro e o hospital mais próximo do hotel que vou ficar. Problemas podem acontecer, sofrer com eles na pressa é opcional.

Passeio com tempo é melhor - Chegar no lugar e sair procurando algo para fazer pode ser legal por um lado e um tormento por outro. Em muitos lugares a última hora é cara e muitas vezes não tem disponibilidade. Procure na internet passeios, reserva de carros, restaurantes e tickets para shows. Quem deixa para a última hora corre o risco de ficar sem, pagar mais caro ou não desfrutar do melhor.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: férias crianças férias