5 dicas para evitar a compulsão alimentar

Dicas para evitar a compulsão alimentar

Não consegue se conter quando bate aquela fome? Isso pode ser compulsão alimentar. Às vezes nem é propriamente fome o que se sente, mas uma vontade incontrolável de comer.

Segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria, o distúrbio da compulsão alimentar atinge de 2 a 4% da população mundial.

O compulsivo, além de não ter hora para comer, acaba até passando mal depois das refeições, pois consome muito mais do que o seu corpo precisa.

A consequência é o ganho de peso em excesso, já que o número de calorias consumidas diariamente é muito maior que o necessário, principalmente em forma de doces e gorduras.

Para ajudá-la a evitar a compulsão alimentar, listamos cinco dicas importantes para você passar longe de se tornar um compulsivo alimentar. Dê uma olhada:

1. Evite dietas muito restritivas ou que excluam grupos de nutrientes, como os carboidratos, por exemplo. A monotonia alimentar pode levar à compulsão.

2. Inclua na dieta alimentos fonte de triptofano (banana, oleaginosas, leite), magnésio (aveia, arroz integral, vegetais verde escuros) e vitamina B6 (levedo de cerveja, ovo, aveia).

3. Pratique atividades físicas regularmente

4. Evite longos períodos em jejum. Isso só faz aumentar a vontade por alimentos ricos em açúcar e gordura (aqueles que, geralmente, desencadeiam as crises de compulsão).

5. Respeite os horários das refeições, incluindo os lanchinhos do meio da manhã e da tarde, procurando sempre o equilíbrio.

Por Jessica Moraes

Comente