5 dicas para de adaptar ao horário de verão

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O horário de verão começa à meia noite deste domingo, 19 de outubro. A mudança, no entanto, pode interferir negativamente na rotina das pessoas, uma vez que prejudica a qualidade do sono, modifica o metabolismo e afeta a produção de determinados hormônios.

O organismo, porém, tem a capacidade de se adaptar à mudança - mas isso pode levar de dois a sete dias, dependendo de cada pessoa. Indivíduos que dormem e acordam mais cedo, por exemplo, tendem a ter maiores dificuldades para se acostumarem, segundo o neurologista Luciano Ribeiro, membro da Associação Brasileira do Sono (ABS).

Há pequenas medidas que podem ser adotadas no dia a dia para acelerar o processo de adaptação:

Dormir mais cedo

Para facilitar o ajuste do relógio biológico com a modificação de horário, dormir entre 30 minutos e 1 hora mais cedo na noite da mudança - ou seja, de sábado para domingo - ajuda a atenuar a sensação de noite mal dormida e cansaço no dia seguinte.

Evite distrações antes de dormir

"Ter o hábito de mexer no computador ou no celular, ou então de assistir a filmes violentos perto da hora de dormir, por exemplo, estimula a produção de cortisol e adrenalina, hormônios que prejudicam o sono", diz o clínico geral Waldyr Lázaro Bueno Filho, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Além disso, ao entrar em contato com a claridade dos aparelhos, o corpo pode entender que trata-se de luz solar e inibe a produção de melatonina, que é o hormônio responsável por estimular o sono.

Mexa-se!

A atividade física promove a liberação da endorfina e aumenta a temperatura corporal. Após cinco horas, o corpo começa a entrar em um estado de relaxamento - estado propício para adormecer e que, assim, auxilia quem tem o sono prejudicado com o horário de verão. O recomendado é que se faça uma atividade física moderada no mínimo três horas antes de se deitar.

A alimentação também pode ajudar

De acordo com a nutricionista Marisa Resende Coutinho, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, banana, leite, hortelã e erva-cidreira são alimentos que estimulam a produção de melatonina, hormônio responsável pela indução do sono.

Acrescentá-los na dieta, principalmente nesta época do ano, ajuda a minimizar os efeitos do horário de verão por ajudar a adormecer.

Durma em ambiente adequado

Um quarto escuro e aconchegante faz com que o corpo saiba que é hora de dormir, principalmente por causa da ausência de luz. "Nesse ambiente, ele começa a relaxar. Isto é, diminui a temperatura corporal e estimula a produção da melatonina, hormônio que induz o sono", diz o neurologista Luciano Ribeiro, membro da Associação Brasileira do Sono (ABS).


Por Vila Mulher

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