5 cuidados com a região lombar da coluna

5 cuidados com a região lombar da coluna

Alguns estudos indicam que até 80% da população mundial pode um dia desenvolver um episódio de dor na região lombar da coluna. Mas pequenas mudanças de hábito no nosso dia a dia podem reduzir ou até eliminar o sintoma.

O professor e coordenador do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Leonardo Oliveira Pena Costa, explica que dor lombar não é uma doença e sim um sintoma, que pode ser dividido em três categorias: aguda (0-6 semanas), subaguda (6-12 semanas) e crônica (mais de 12 semanas). Saber a duração da dor é muito importante para ajudar os profissionais de saúde na decisão do seu tratamento.

O tratamento da dor lombar se baseia em controle da dor por analgésicos simples prescritos pelo médico e por fisioterapia. Raros são os casos que precisam de cirurgia. Exames como radiografias, tomografias e ressonância magnética, na maioria dos casos, não são necessários e só devem ser solicitados em casos especiais pelo médico que acompanha o paciente.

A continuidade dos cuidados é fundamental para seu sucesso segundo o médico. "É importante não desanimar. É possível ter uma vida normal mesmo com a dor. Repouso, afastamento do trabalho e busca por tratamentos mágicos resultarão em prolongar os sintomas", ressaltou. O professor ainda destaca cinco passos para uma lombar saudável:

- Manter-se ativo é primordial: não deixe de realizar as atividades diárias, sejam domésticas, de lazer ou de trabalho.

- Mas preste atenção à postura. Detalhes como sentar bem para trás na cadeira e com os pés e costas apoiados são primordiais. Nas atividades diárias procure não curvar demais a coluna pra frente.

- Também não fique muito tempo em uma mesma posição porque isso sobrecarrega a coluna. Para tanto, planeje as atividades para não fazer tudo no mesmo dia e forçar a coluna.

- Não fique deitado na cama durante muito tempo: essa atitude não diminui a dor e agrava o problema.

- Não tenha medo de se movimentar.


UNICID oferece orientação

A Universidade Cidade de São Paulo - UNICID está com inscrições abertas para um programa voltado aos pacientes com dor na região lombar da coluna. O tratamento, que integra uma pesquisa do Programa de Mestrado em Fisioterapia da instituição, é composto por uma série de orientações e atividades. O programa, que não tem custo, tem duração de quatro semanas e os encontros acontecem uma vez por semana, em dia e horário agendados. É voltado para pessoas de 18 a 80 anos com dor lombar persistente há três meses ou mais. As inscrições podem ser feitas na Clínica de Fisioterapia da UNICID ou pelo telefone (11) 2178-1240. As vagas são limitadas.

Por Catharina Apolinário

Comente