5 benefícios surpreendentes da goma de mascar

Há demonstrações que a goma de mascar aumenta o fluxo de sangue para o cérebro de 25 a 40 por cento
goma de mascar

Foto - Reprodução

Para muitas pessoas, mascar chiclete é um hábito diário. Elas se deliciam na goma de mascar no trânsito, na academia, enquanto leem um livro, durante o filme e até fazendo exercícios. Há quem aposte nas gomas para afastar o mau hálito ou para amenizar a ansiedade e o desejo por comer um doce mais “engordativo”. Mas o que essas pessoas não conhecem são 5 benefícios surpreendentes da goma de mascar, quando usada de forma moderada, já que o excesso de ingestão desse alimento pode forçar os músculos da mandíbula, causar enxaquecas e cáries dentárias.


1 - Gomas de mascar melhoram os hábitos alimentares e controlam o peso

Um estudo de Louisiana State University mostraram que as pessoas que mascavam goma depois de almoçar tinham menos desejos de comer mais até o final do dia. Eles também eram menos propensos a comer alimentos de alto teor calórico se tivessem mascado um chiclete por uma hora depois de três horas passadas do almoço.

2 - Gomas de mascar melhoram a memória e o desempenho cognitivo

Há demonstrações que a goma de mascar aumenta o fluxo de sangue para o cérebro de 25 a 40 por cento. Um aumento no fluxo de sangue ao cérebro resulta em uma elevação na quantidade de oxigênio fornecido para o cérebro, o que por sua vez aumenta a eficiência da função cerebral. Funções cognitivas como memória, concentração e tempos de reação melhoram quando as pessoas mascam chiclete.

3 - Gomas de mascar ajudam a liberar energia e combater o stress e a ansiedade

A goma de mascar ajuda a aliviar a tensão e liberar energia , reduzindo o hormônio do estresse, o cortisol, no corpo. Quando você morder um pedaço de chiclete em situações emocionalmente carregadas, é provável que você se sinta mais calma e mais alerta. Na verdade, a goma de mascar pode ser um bom substituto para hábitos nervosos ou como roer as unhas quando você está se sentindo ansiosa.

goma de mascar

Foto - Reprodução

4 - Gomas de mascar melhoram a digestão

A goma de mascar melhora o desempenho do sistema digestivo. A forma como ela faz isso é por meio da estimulação do fluxo de saliva na boca, o que, por sua vez, promove mais fácil deglutição e ativa os processos digestivos, incluindo o fluxo de bílis e outros ácidos úteis e enzimas que digerem alimentos. Quando você mascar um chiclete logo após uma refeição, esses produtos químicos digestivos são liberados e ajudam a evitar indigestão. Mas atenção: se estiver com estômago vazio, ou seja, sem se alimentar a algumas horas, evite a goma de mascar, especialmente no caso de pessoas com gastrite e úlcera.

5 - Gomas de mascar ajudam a combater a dependência de estimulantes viciantes

Este benefício se resume ao ato físico de mascar a goma. Quando você mascar chiclete, não só verá diminuir a ânsia por comida, mas também por estimulantes como nicotina e cafeína. Então, se você pretende parar de fumar ou quebrar hábitos viciantes semelhantes, a goma de mascar é uma estratégia útil para o seu dia a dia.

Por Renata Branco

Comente