5 atividades que seu cérebro faz à noite

cerebronoite

Foto - Shutterstock

Sabemos que o sono é necessário para diversas funções, inclusive melhorar o nosso humor. Mas o que está realmente acontecendo no cérebro e no corpo quando estamos em repouso? Quando estamos dormindo, os neurônios trabalham quase tanto como durante as horas de vigília. Por isso, o que acontece durante o horário de descanso é extremamente importante. Veja 5 atividades do seu cérebro enquanto você dorme.

Toma decisões

Um estudo recente publicado na revista Current Biology descobriu que o cérebro processa estímulos complexos durante o sono, e usa essas informações para tomar decisões enquanto estiver acordado.

Guarda memórias

Enquanto você está dormindo, o cérebro está ocupado consolidando as memórias mais recentes. A falta de descanso pode ter um efeito significativo no hipocampo, uma área do cérebro envolvida na criação de memória e de consolidação.Por esta razão, o sono desempenha um papel muito importante na aprendizagem - que nos ajuda a cimentar as novas informações.

Faz conexões criativas

O sono pode ser um poderoso combustível da criatividade. A mente em estado de repouso inconsciente pode fazer novas conexões surpreendentes que talvez não teria feito em um estado de vigília. Em um estudo de 2007, a Universidade de Berkeley, na Califórnia, descobriu que o sono pode promover associações remotas, ou conexões incomuns, o que poderia levar a um grande momento "a-ha" ao acordar.

Elimina as toxinas

Pesquisadores da Universidade de Rochester descobriram que, durante o sono, o cérebro de camundongos limpa as moléculas danificadas associadas à neurodegeneração. O espaço entre as células do cérebro aumentou quando os ratos estavam inconscientes, permitindo que o cérebro eliminasse as moléculas tóxicas que acumularam durante as horas de vigília.

Aprende e se lembra de como executar tarefas

O cérebro armazena as informações na memória de longo prazo através de algo conhecido como fusos do sono, que são rajadas de ondas cerebrais em fortes frequências que ocorrem durante o sono REM. Este processo pode ser particularmente útil para armazenar informações relacionadas às tarefas motoras, como dirigir, balançar uma raquete de tênis ou praticar um novo passo de dança, para que essas tarefas se tornam automáticos.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: cérebro sono neurônios atividades