40% dos brasileiros têm caspa

40 dos brasileiros têm caspa

O Brasil tem 40% de sua população sofrendo com o problema da caspa. A maior incidência do problema em países da América Latina. Mas como tratar e vitar o problema, o que causa a caspa?

A médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dra. Denise Steiner, Doutora em Dermatologia pela UNICAMP explica. "A caspa é um mal que, além de trazer transtornos relacionados à saúde, como irritações e coceiras no couro cabeludo, interfere no comportamento socioemocional do indivíduo, sendo muitas vezes erroneamente associada à falta de higiene", comentou.

O problema está associado à predisposição genética, mas existem várias opções eficazes de tratamento. A doença é desencadeada por diversos fatores, alguns deles ainda desconhecidos. Caspa não tem cura, mas é possível controlá-la através de tratamento adequado. "A prevenção e o controle da caspa podem ser conseguidos com o uso regular de shampoo e condicionador específicos para esse fim", complementou a dermatologista.

Especialistas observaram três fatores principais que podem facilitar a presença da doença, como: suscetibilidade genética, sebo (óleos presentes naturalmente e que servem de "alimento" ao fungo causador) e o fungo propriamente dito.

Lavar a cabeça todo dia não causa caspa. Segundo a dermatologista outras condições prováveis para desencadear o aparecimento da caspa são alterações hormonais, estresse, clima seco, e mudanças bruscas de temperatura. "No entanto, lavar a cabeça diariamente ajuda na remoção de agentes poluidores e da oleosidade, fatores que contribuem para o surgimento da caspa. Por isso a recomendação é que as pessoas evitem tomar banhos muito quentes e enxuguem-se bem antes de se vestir, pois a umidade facilita o desenvolvimento do problema", afirmou a dermatologista.


A caspa não é um problema que aparece somente em adultos. "O mais comum é o ressecamento do couro cabeludo, que pode provocar descamação", explicou a dermatologista. As pessoas com cabelo oleoso têm maior probabilidade de desenvolver o problema. A falta de higiene não pode desencadear a condição e usar shampoo anticaspa previne o aparecimento da doença. A caspa não é contagiosa, mas a alimentação influencia o aparecimento.

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: bem estar