4 dicas preciosas para os seus joelhos

Joelho articulação merece cuidados extras

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Com o passar dos anos ou o excesso de exercícios físicos, uma das partes do corpo que mais dá sinais de desgaste é o joelho. Por ser articulação de carga, é muito suscetível a inflamações, inchaços e dores crônicas, bem como lesões para os que forçam demais essa parte do corpo. Por isso fica a dúvida de muita gente: será que vou viver com dor para sempre? Tenho que operá-los?

"Os casos mais comuns dessa área são as condropatias da patela, cujo tratamento tem por base uma boa fisioterapia com fundamento voltado ao exercício planejados, buscando um melhor alinhamento da articulação patelofemoral. E medicamentos para proteção da cartilagem", esclarece o ortopedista e traumatologista esportivo, especializado em joelhos, Dr Sidney Schapiro.

Nesses casos a cirurgia não está descartada, mas é um recurso que deve-se ter cautela. "Só após muita insistência numa boa fisioterapia e... fisioterapia é uma ciência baseada em exercícios que devem tratar não apenas uma articulação, mas todo o sistema musculoesquelético, buscando o equilíbrio do nosso corpo", afirma dr. Schapiro.

Algumas medidas simples podem minimizar as dores ou impedir a sobrecarga sobre os joelho, evitando problemas, sabia quais:

Banco da bicicleta

- A posição correta na bicicleta, inclusive no spinning, deve ser com o banco na altura média. As pernas não podem ficar muito esticadas, nem muito dobradas. Para ajustar, fique ao lado da bicicleta e coloque o assento no nível do osso do quadril;

Cuidado com saltos

- Não use salto alto num dia e sandália rasteirinha no outro. Essa mudança brusca altera a postura e pode provocar dores nos joelhos, caso a mulher tenha uma predisposição. O ideal é usar salto alto um dia, médio no outro e só depois a rasteirinha;

Pouco amortecimento

- Para correr, use tênis com um pouco de amortecedor. O excesso de amortecedor não é recomendado porque o impacto é necessário para fortalecer os ossos, prevenir e tratar a osteoporose;


Estique as pernas

- Ficar sentado sem movimentar as pernas é prejudicial ao joelho por que a patela pressiona a cartilagem. Estique e flexione as pernas para estimular o líquido sinovial, que lubrifica a articulação.

Por Carmem Sanches

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