4 dicas para proteger o seu cérebro

Dicas para proteger o seu cérebro

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O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso, responsável por comandar todo o corpo. O auge do seu funcionamento é entre os 20 e 30 anos de idade, mas, com o passar do tempo fica cada vez mais difícil lembrar das coisas, de compromissos, de palavras. É necessário estar sempre estimulando o cérebro para que ele não perca a capacidade de fazer as ligações entre os neurônios.

Alguns fatores fazem com que ele perca suas funções mais rapidamente, mas existem alguns "truques" que você pode fazer diariamente para proteger esse órgão e deixá-lo ativo por mais tempo. Confira 4 dicas para manter seu cérebro funcionando bem sempre.

Durma bem

Ter uma boa noite de sono é fazer com que o cérebro torne memórias permanentes - e o contrário, dormir pouco, só te ajuda a ficar cada vez mais esquecida.

Coma bem

Ter uma alimentação balanceada e regada com frutas, legumes, verduras, grãos integrais e gordura saudável não previne apenas contra doenças do coração, mas também contra problemas cognitivos (como falta de atenção, de memória, raciocínio, etc.) e doenças como o Alzheimer.

Pratique esportes

Esse parece ser o mantra da sociedade atual, mas praticar esportes não é só uma forma de manter o corpo saudável. O cérebro é obrigado a fazer diversas atividades para que você possa se dar bem naquela partida de tênis, que seja. Até mesmo caminhar ajuda a manter o ritmo de idosos.

Nunca deixe de aprender

Estimular o cérebro a aprender coisas novas sempre é mantê-lo jovem por mais tempo. O risco de desenvolver demência é menor em pessoas que praticam atividades mais complexas, como ensinar. Cultivar o hábito de conversar com amigos e familiares também é importante para manter as funções cognitivas. E leia sempre: a velocidade mental é mais rápida ao realizar atividades solitárias.


Por Tissiane Vicentin

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