4 dicas para evitar a caspa no inverno

4 dicas para evitar a caspa no inverno

Foto: © Roy McMahon/Corbis

Você sabia que a a maioria das pessoas afetadas pela caspa apresenta o problema no inverno? A justificativa, segundo a dermatologista do Hospital VITA, de Curitiba (PR), Fabiane Brenner, é simples: "banhos quentes e longos, tempo seco e maior utilização do secador ocasionam o ressecamento do couro cabeludo e podem provocar descamação", explica. O problema se agrava em quem tem cabelos oleosos. "A oleosidade contribui para o desenvolvimento de um tipo de fungo que piora o quadro de caspa", completa.

A doença que provoca coceira e descamação do couro cabeludo também pode ser agravada com a diminuição da frequência das lavagens do cabelo. "O tempo frio faz com que grande parte das pessoas reduza o número de lavagens, provocando o acúmulo de oleosidade, resíduos e células mortas, colaborando assim para a irritação e proliferação de fungos causadores da caspa", afirma a médica.

Por outro lado, a lavagem do cabelo no inverno também pode ser a vilã no combate à caspa. "Nos dias mais frios, o cabelo demora mais para secar. Dormir com o cabelo molhado ou associá-lo ao uso de chapéu ou gorro para se proteger do frio, fazem com que o couro cabeludo fique úmido e abafado - um ambiente perfeito para o desenvolvimento de fungos e bactérias", revela Fabiane. Segundo ela, a secagem deve ser completa, mas o secador deve ser utilizado em temperatura morna ou fria e ser direcionado para os fios - e não para o couro cabeludo.

Tratamento

O médico dermatologista é o único profissional habilitado a identificar o tipo de doença e o tratamento do couro cabeludo. Porém, existem tratamentos eficazes que, dependendo do caso e dos fatores envolvidos, podem combater efetivamente a caspa. "Aposte em shampoos com ativos à base de alcatrão, piritionato de zinco ou sulfato de selênio", recomenda Fabiane, que deixa ainda mais algumas dicas:

1- Após a lavagem com o shampoo anticaspa, enxágue bem o cabelo, para retirar todos os resíduos do couro cabeludo, pois o acúmulo, especialmente do condicionador, irá causar a descamação;

2- Lave os cabelos pelo menos três vezes por semana, com água morna ou fria - e aproveite a lavagem para massagear a raiz com a ponta dos dedos durante cinco minutos, para ativar a circulação no couro cabeludo. Mas atenção: lavar ou esfregar com as unhas pode estimular a produção de sebo;

3- Evite prender os cabelos molhados;

4- Se utilizar condicionador ou leave-in, cuide para aplicá-los apenas do meio às pontas dos fios, evitando a aplicação na raiz.


Por Vila Mulher

Comente