10 hábitos que encurtam a vida

hábitos ruins

Heide Benser/Corbis

Às vezes nos sentimos bem, sem necessidade de visitar o médico e de fazer nada, com a simples justificativa de que não precisamos, afinal, se tudo está ok agora, por que se preocupar? Mas essa negligência consigo mesma pode trazer consequências, e seguir com hábitos nada saudáveis pode não atrapalhar sua vida neste momento, mas trazer riscos em longo prazo.

E você quer continuar esperando por isso? Corte da sua lista hábitos ruins para não se arrepender depois e continuar tendo uma vida tranquila e cheia de saúde e disposição!

Veja os hábitos ruins que você precisa largar!

Não beber água - Não vale tomar suco, refrigerante ou outra bebida para se hidratar. Nada substitui o poder da água. Ela não contém açúcar, corante e outros elementos artificiais que seu organismo não precisa e não quer.

Andar só de carro - Isso de ir até a padaria de carro, ir ao mercado de carro, ir à banca de carro, só vai deixar seu corpo cada vez mais sedentário e preguiçoso. É preciso aumentar o ritmo cardíaco, a circulação das pernas, caminhar! O condicionamento físico melhora e sua mente também agradece!

Usar sal em tudo - Aparentemente inofensivo, o sal tem um efeito direto sobre sua pressão sanguínea que, quanto maior, mais chances de infartos, derrames e doenças renais.

Continuar fumando - Não basta diminuir, tem que parar de fumar de vez. Fumar prejudica todos os órgãos do corpo, então quanto mais cedo você parar, melhor.

Não ir ao médico - Não é porque você se sente bem que não deve fazer os exames de rotina. Algumas doenças não apresentam sintomas e é sempre melhor prevenir do que remediar. Colonoscopias, mamografias e exames do colo do útero continuam importantes para seu bem-estar, assim como exames de sangue e de colesterol regulares.

Comer batata frita - É gostoso, mas não deve estar presente na sua rotina. Quando é exceção ok. Mas quando vira regra, eis o problema. Aquele pacotinho inofensivo pode ser causador do seu mal-estar. A maioria dos salgadinhos produzidos comercialmente - de milho, de batata, de tortilha - tem alto teor de gorduras trans, o que aumenta seu nível de colesterol ruim, que provoca doenças cardíacas e derrames.

Ignorar barulho - Não ignore os sons extremamente altos que atacam seus ouvidos. A possibilidade de ficar surdo(a) acaba ficando cada vez mais próxima, o que acaba também com a sua qualidade de vida.

Forçar a vista - Isso serve também para quem neglicencia a própria visão. Não está enxergando bem? Não force a capacidade da sua visão. Procure um oftalmologista e use lentes que possam corrigir seu problema.

Misturar bebida com remédios - Misturar álcool com remédios não melhora o sono. O melhor é não beber e procurar um médico!


Não usar camisinha - Não é porque você não pode engravidar que vai parar de usar camisinha. Ela não só impede a gravidez como, principalmente, doenças sexualmente transmissíveis. Vai arriscar sua saúde e uma vida inteira pela frente? Evite problemas futuros que podem não ser remediados.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde dicas qualidade de vida hábitos