10 alimentos que podem causar enxaqueca

alimentos exanqueca

A enxaqueca é um mal que atinge muitas pessoas e, em alguns casos, é recorrente. O que muita gente não sabe é que alguns alimentos podem provocar esse tipo de dor de cabeça, que acaba interferindo na qualidade de vida, diminuindo muitas vezes a produtividade no trabalho e o bem estar no dia a dia.

De acordo com o neurologista e pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein, André Felicio, é difícil perceber se foi um determinado alimento que desencadeou a enxaqueca. "Cabe ao paciente associar a ingestão do alimento com o desencadeamento da crise, ou mesmo notar se as crises cessam ao evitar este alimento", orienta.

Veja alguns alimentos que desencadeiam enxaqueca, geralmente de fast food:

1- Glutamato monossódico, que realça o sabor de alimentos industrializados

2- Condimentos e aditivos existentes em produtos enlatados, defumados e carnes processadas

3- Queijos amarelos e outros derivados do leite

4- Chocolate

5- Adoçante à base de aspartame

6- Molho vermelho de massas e pizzas

7- Salsichas

8- Pães e biscoitos de água e sal com queijo e nozes

9- Nozes e outras sementes

10- Cafeína (embora alguns pacientes, na verdade, melhorem as crises com ela)

O neurologista sugere como fazer da alimentação uma aliada contra a enxaqueca: escolhendo alimentos como: carnes, aves e peixes frescos, queijo branco, leite desnatado, pães brancos, aspargos, cenoura, beterraba, espinafre, tomate, brócolis, alface, ameixa, maçã, damasco, pêssego e pêra.

O fato de a dor ser desencadeada ou não por um alimento não muda o tratamento da crise aguda, na qual se usam medidas comportamentais (repouso, pouca luz) e farmacológicas (analgésicos específicos para enxaqueca).


Já no tratamento da enxaqueca crônica deve-se orientar o paciente a reduzir o uso de analgésicos e tomar medicações preventivas para dor por, pelo menos, seis meses, ininterruptamente. Por isso nesses casos ir a um médico é fundamental.

Por Jessica Moraes

Comente