Wraps nem sempre são light

Redes fast food  leia sempre a tabela nutricional

Nem sempre dá para resistir à tentação de ir à uma rede fast food e pedir um suculento sanduíche. Mas parece ainda mais irresistível quando surgem aquelas opções novas no menu que são aparentemente bem mais saudáveis que as opções tradicionais.

Ledo engano. Muitas vezes você deve estar trocando uma refeição por outra com o mesmo teor de gorduras e calorias. Muitas vezes até são mais calóricos!

A opção de wrap pode ser boa para quem não consome carne, por exemplo. Mas engana-se que é uma refeição light; não é ideal para quem está de dieta.

Para evitar os equívocos comuns, a regra é simples: não deixe de ler a tabela nutricional, que geralmente vem acompanhada do lanche. Lá você pode conferir o teor de sódio, o tipo de molho entre outras informações essenciais. Um lanche que parece inofensivo muitas vezes é uma bomba calórica disfarçada!

Entendendo a Tabela Nutricional

Valor energético: É a energia produzida pelo corpo e proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras totais. No rótulo, esse valor é expresso na forma de quilocalorias (kcal) ou quilojoules (kJ). Uma caloria equivale a 4,18 Joules.

Carboidratos: São os componentes dos alimentos, cuja principal função é fornecer energia para as células do corpo.

Proteínas: São os componentes dos alimentos necessários para a construção e manutenção de nossos órgãos, tecidos e células.

Gorduras totais: As gorduras são nossas principais fontes de energia e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas no alimento.

Gorduras saturadas: Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal, como carne, toucinho, pele de frango, queijo, leite integral, manteiga, requeijão e iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado, porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.

Gorduras trans: Gordura encontrada largamente em alimentos industrializados, que usam gorduras vegetais hidrogenadas na preparação. Nosso organismo não tem necessidade desse tipo de gordura.

Fibra alimentar: Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras ajuda o funcionamento do intestino.

Sódio: quantidade de sal presente no alimento, o que retém liquido deixando o corpo inchado.

Para se ter uma ideia, o nível máximo de gordura trans recomendado por dia não pode passar de 2 gramas. E o ideal mesmo é consumir zero gramas de gordura trans pra manter o colesterol em dia.

Veja um comparativo dos sanduíches do Mac Donalds, por exemplo. Um wrap, por incrível que pareça, tem mais calorias que um Big Mac!

Big Mac

Kcal: 491

Carboidratos: 40

Proteína: 26

Gordura Total: 26

Fibra: 3,8

Wrap Crispy Bacon

Kcal: 595

Carboidratos: 52

Proteína: 23

Gordura Total: 33

Fibra: 2,5

Uma dica é optar pelos lanches caseiros ao invés dos industrializados. Dessa forma você pode dosar na medida dos ingredientes - conforme o possível - criando seu lanche mais magro e mais saudável.

Mas vale lembrar que todas essas regrinhas servem também para as refeições que se faz em casa! Não adianta trocar um hambúrguer por uma salada se você incrementar com molhos ricos em sódio, por exemplo. O ideal é saber pesar as escolhas dos ingredientes e ficar sempre atenta aos rótulos que os acompanham.

Por Jessica Moraes

Comente