Você conhece bem suas medidas?

balança e fita métrica

Para saber se o seu peso está normal ou se você está com uns quilinhos a mais, métodos não faltam. Por isso, selecionamos as formas mais utilizadas de medida e avaliação corporal, para que você as conheça e tire suas dúvidas.

Deixamos claro que não existe um método de medidas perfeito, pois todos apresentam suas vantagens e desvantagens. Dessa maneira, para cada situação um deles é recomendado. Além disso, você saberá como funcionam os aparelhos que conseguem detectar quanto tem de gordura no seu corpo. Achou interessante?

Independente da avaliação que será feita é muito importante que alguns cuidados na medição do seu peso e estatura sejam tomados. Assim, confira as dicas abaixo para não ter erro.

Ao se pesar

Não importa o tipo de balança utilizada, fique em pé, em posição reta e com os pés afastados lado a lado. O olhar deve estar fixado em um ponto à frente;

Utilize o mínimo de roupa possível;

A pesagem deve ser feita preferencialmente pela manhã ou duas horas após a última refeição, para que a ingestão de alimentos não interfira no resultado;

É recomendado que a pesagem seja feita semanalmente - e não diariamente - para ter o acompanhamento do ganho ou eliminação de peso;

Para a pesagem, utilize sempre a mesma balança.

Para medir a altura

Os braços devem ficar soltos ao lado do corpo, com as palmas voltadas para as coxas;

Fique descalço ou com meias finas e com o mínimo de roupas, para que a posição do corpo possa ser vista e avaliada;

Os calcanhares devem ficar unidos e devem tocar a superfície vertical (a parede, por exemplo), que está sendo usada para fazer a medida;

Distribua o peso do corpo nos dois pés;

Mantenha a postura ereta;

Faça uma inspiração profunda, mantendo o equilíbrio do corpo, para que a medida seja registrada.

Clique nos itens abaixo e conheça os métodos de avaliação mais utilizados:

Índice de massa corporal (IMC)Índice cintura quadril (ICQ) e dobras cutâneasBioimpedância ou Impedância bio-elétrica

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