Vitaminas para a beleza

As vitaminas desempenham diversas funções em nosso organismo e também nos ajudam a ficar ainda mais bonitas. Ao ingerir certos alimentos ricos em vitaminas, além de se ganhar saúde, também ficamos com os cabelos mais resistentes, a pele brilhosa e as unhas mais fortes.

Vitamina A

A vitamina A (beta caroteno) exerce papel importante nas células da pele. Restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de acne e queda de cabelos, deixando a pele e os cabelos mais saudáveis e bonitos. Sem ela, nosso cabelo fica ressecado e a pele áspera, com manchas, descamações e alergia, Já o excesso pode provocar queda de cabelo e seborréia.

Os alimentos fontes de beta caroteno possui pigmentos que estimulam a produção de melanina, o que vai te ajudar a ter uma pele bronzeada. São eles: fígado, leite, ovos, manteiga, queijos, tomate, mamão, abóbora, cenoura, caqui brócolis, espinafre, rúcula, agrião, entre outros.

Recomendação para adultos: 700 a 900 ug/dia. Essa quantia equivale a 1 fatia de mamão, 1 colher de sopa de cenoura cozida, 1 colher de sopa de abóbora cozida, 1 colher de sopa de espinafre cozido.

Vitamina E

Vários produtos de beleza contém essa vitamina em sua composição, pois a vitamina E possui propriedades anti-oxidantes que ajudam a retardar o processo de envelhecimento, pois auxiliam no combate de radicais livres, e assim protegem as células.

Você encontra essa vitamina em óleos vegetais, gema de ovo, nozes, avelãs, amêndoas, germe de trigo, abacate, amendoim, batata doce, etc.

Recomendação para adultos: 15mg/dia. Isso equivale a 3 colheres de sopa de germe de trigo, 1 unidade média de batata doce, ½ mamão papaya, 5 unidades de castanhas do pará, 1 colher de sopa de abacate.

É importante ressaltar que para essas vitaminas exercerem determinadas funções no organismo, por isso é necessário também consumir os demais nutrientes em quantidades adequadas, ou seja, para não ter erro, tenha sempre uma alimentação equilibrada.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

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