Verdades e mentiras sobre os alimentos enlatados

enlatados

Foto - Shutterstock

Você costuma comprar produtos enlatados? Segundo a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), com a evolução da tecnologia para embalagens, a lata de aço se tornou mais resistente, prática e segura.

Além disso, os alimentos envasados na lata de aço têm seu sabor e suas propriedades nutricionais preservadas por mais tempo sem necessidade de refrigeração, contribuindo para economia de energia.

A embalagem bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a degradação do conteúdo e, por isso, conserva o produto por mais tempo na prateleira ou em casa.

Conheça algumas verdades e mentiras sobre os alimentos enlatados:

1 - Embalagem de aço é a melhor opção para o envase de azeite

Verdade. Uma pesquisa da Unicamp provou que a lata de aço é a melhor opção de embalagem para preservar o azeite e suas propriedades nutricionais. Diferente das outras embalagens transparentes, a lata de aço bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a oxidação do produto e comprometem a qualidade e sabor.

2 - Alimentos enlatados são opções saudáveis

Verdade. Os alimentos envasados em latas de aço não só são saudáveis como, em alguns casos, têm melhor valor nutricional que sua versão in natura. A lata preserva naturalmente o sabor e todas as propriedades nutricionais dos alimentos, sem necessidade de conservantes ou aditivos químicos. Além disso, seu processo de fabricação destrói totalmente os micro-organismos e elimina em 99% os resíduos de pesticidas.

3 - Lata amassada compromete a qualidade dos alimentos

Mentira. Mesmo se a lata estiver amassada não há problema algum em consumir o alimento, pois as embalagens são revestidas por uma película protetora flexível que resiste às deformações. Porém não devemos consumir latas perfuradas ou estufadas, pois indica reações químicas inadequadas para o consumo.

4 - Latas enferrujadas podem causar tétano

Depende. A ferrugem faz parte do processo natural da degradação do aço que sozinha não faz mal a saúde. Já o tétano é uma doença causada por micro-organismo que pode estar em muitas superfícies, principalmente no solo. Ou seja, qualquer material desde que esteja contaminado pode causar tétano ou qualquer outra doença.

5 - Milho cozido em casa é menos calórico do que o milho enlatado

Mentira. O milho enlatado é 40% menos calórico do que o milho cozido em casa.

6 - Os alimentos enlatados são econômicos

Verdade. Os alimentos enlatados oferecem melhor custo-benefício, são saborosos, nutritivos e permanecem preservados por mais tempo, evitando desperdícios. Além disso, com enlatados você não gasta energia para armazenar os alimentos, pois eles não precisam de refrigeração.

7 - Feijoada enlatada possui mais calorias do que a feijoada tradicional

Mentira. Feijoada em lata é 30% mais leve do que a feijoada tradicional.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: atum embalagem enlatado