Vantagens e desvantagens dos alimentos

Vantagens e desvantagens dos alimentos

Foto: Dreamstime

Com o avanço da tecnologia, pesquisadores descobriram uma estreita relação entre os alimentos e a saúde. Além disso, a fonte de vitaminas, sais minerais e nutrientes são também fundamentais para a saúde da pele.

Pensando nisso, o cosmetólogo Maurício Pupo desenvolveu um cardápio explicativo, com as vantagens e desvantagens dos principais alimentos consumidos pelos brasileiros. Veja abaixo alguns dos alimentos mais encontrados na mesa dos brasileiros que podem trazer vantagens e desvantagens à saúde e à beleza:

Mamão

Vantagens - Rico em vitamina C e betacaroteno, que é a forma vegetal da vitamina A, responsável por regenerar a pele. Quando aplicado no rosto deixa a pele mais fina.

Desvantagens - Pode causar dermatite em alguns indivíduos suscetíveis.

Consumo: Um mamão médio fornece mais que o dobro de vitamina C da IDR - Ingestão Diária Recomendada. Pode ser utilizado como uma máscara para maciez, funcionando como um peeling mais leve ou até mesmo, após a retarda o crescimento dos pelos.

Morango

Vantagens - Excelente fonte de vitamina C, pobre em calorias e rico em fibras. Além de fornecer bioflavonóides, que são substâncias anticancerígenas. A vitamina C ajuda a revitalizar a pele envelhecida, clarear manchas e deixá-la mais firme.

Desvantagens - Pode provocar alergias em muitas pessoas. Assim como o ácido oxálico presente no alimento, reduz a absorção de minerais e pode agravar problemas de cálculo renal ou vesical.

Consumo - Aproximadamente um copo da fruta contém a quantidade de vitamina C sugerida pela IDR. Os alfa-hidroxiácidos, em especial o ácido cítrico encontrado no morango, agem como exfoliantes, tornando a pele mais macia.

Cebola

Vantagens - Ajuda a reduzir o nível de colesterol e a coagulação do sangue, além de baixar a pressão arterial. Muito rica em quercetina, um poderoso agente cicatrizante.

Desvantagens - Pobre em nutrientes; pode causar inchaço e gases. O consumo do alimento cru causa mau hálito e faz a pele exalar um cheiro desagradável.

Consumo - Uma xícara de cebola fervida tem aproximadamente 200mg de potássio. Pode ser aplicada sobre cicatrizes para melhorar sua aparência.

Beterraba

Vantagens - Fonte de ácido fólico, fibras e potássio. Além de ser pobre em calorias, possui substâncias fitoquímicas que reduzem o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. A ignorada vitamina C da beterraba é uma importante arma contra o envelhecimento da pele.

Desvantagens - As pessoas propensas a desenvolver cálculos renais ou gota devem evitar as folhas da beterraba, pois são ricas em oxalatos, que formam cristais e contribuem no seu desenvolvimento.

Consumo - Uma xícara do alimento contém 35mg de vitamina C, quase 80% do que é recomendado para uma mulher adulta. O importante é usá-la crua e ralada, pois o cozimento destrói toda vitamina C.

Brotos (Feijão, Alfafa e Brócolis)

Vantagens - Ricos em ácidos fólicos, fonte de proteínas, vitaminas B e ferro.

Desvantagens - Os brotos de alfafa podem provocar uma crise de sintomas em pacientes acometidos de lúpus.

Consumo - Ingerir em quantidade moderada, o indicado é xícara de chá por dia.

Carne Bovina

Vantagens - Principais fontes de proteína de alta qualidade e diversos nutrientes como ferro, zinco e vitamina B12.

Desvantagens - Contém gordura saturada que aumenta o nível de colesterol no sangue, além de aumentar o risco de desenvolver câncer de cólon entre outros.

Consumo - Fonte de proteína de alta qualidade. Apenas 115 gramas oferecem mais de 100% da IDR.

Aves

Vantagens - Excelente fonte de proteínas, vitamina A e B e sais minerais.

Desvantagens - Suscetível a contaminação por bactérias.

Consumo - Mais rica em proteínas e com menos gordura que a carne bovina.

Ovos

Vantagens - Rico em vitaminas e proteínas do complexo B e boa fonte de vitaminas A e D, zinco e ferro.

Desvantagens - As gemas contêm alto teor de colesterol; podem causar alergia alimentar e abrigar a bactéria salmonela, que traz riscos de uma intoxicação alimentar, se não for bem cozido.

Consumo - Para as pessoas que possuem refeições ricas em colesterol, e também, aquelas que já possuem colesterol alto, o indicado é consumir o alimento de três a quatro vezes por semana.

Leite e derivados

Vantagens - Uma excelente fonte de cálcio, vitamina A, B12 e D. Assim como, os laticínios de baixo teor de gordura são ricos em proteínas.

Desvantagens - Leite integral e creme de leite contêm gordura saturada, além de muitas pessoas serem alérgicas a lactose.

Consumo - Recomenda-se que sejam consumidas duas ou mais porções de leite por dia. Uma porção é equivalente a uma xícara.

Queijo

Vantagens - Alto teor de proteína e cálcio.

Desvantagens - Alto teor de gorduras saturadas e sódio, e alguns podem desencadear uma crise de enxaqueca ou outra reação alérgica em pessoas suscetíveis.

Consumir com moderação, apenas em algumas ocasiões.

Chá

Vantagens - É uma bebida estimulante, refrescante e praticamente sem calorias se tomado puro. Além das substâncias antioxidantes e os bioflavonóides, que podem reduzir o risco de câncer, doenças do coração e derrames; o tanino protege contra problemas dentários.

É indicado para pessoas que possuem acne e pele oleosa, pois estudos mostraram que o chá verde efetivamente pode combater a acne inflamatória. Desta forma, também ajuda a reduzir a oleosidade da pele, a cicatrização e combate o envelhecimento.

Desvantagens - O tanino diminui a absorção de ferro, se a bebida for consumida junto às refeições. Tem efeito diurético e pode causar insônia nas pessoas sensíveis a cafeína.

Consumo - Pode ser usado como uma loção tônica que após o preparo, guarda-se na geladeira todos os dias antes de deitar. Quanto mais concentrado melhor.

Café

Vantagens - Estimula o sistema nervoso central. Além de ser usado para combater a queda dos cabelos. Segundo descobertas recentes, a cafeína, o principal componente do café, é um poderoso agente antiqueda. Pois, combate não só a ação do hormônio masculino, a testosterona, que leva à queda dos fios, como também, estimula o crescimento.

Desvantagens - Dificulta o adormecer e prejudica a qualidade e quantidade do sono. Aumenta a excreção de cálcio.


Consumo - Consumir moderadamente, pois pode ocasionar diversos problemas como: infertilidade, problemas cardíacos, perda óssea e colesterol.

O café sem açúcar, massageado antes de dormir, no couro cabeludo, ajuda no crescimento do cabelo; na manhã seguinte, enxágue com seu xampu preferido.

Por Jessica Moraes

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