Vantagens dos alimentos hidropônicos

Vantagens dos alimentos hidropônicos

Os mais novos produtos que estão fazendo sucesso nas feiras e mercados são os hidropônicos, mas muitos sequer sabem o que é isso. Hidroponia, na verdade, é uma técnica de cultivo de vegetais dentro de uma estufa, usando água no lugar de terra.

"Como todo vegetal necessita dos nutrientes retirados da terra, as técnicas de hidroponia visam suprir essa carência através da adição de fertilizantes solúveis na água", explica a nutróloga ortomolecular Liliane Oppermann. "Atualmente encontramos muitos alimentos hidropônicos nos supermercados, principalmente vegetais como, por exemplo, alface, couve manteiga, escarola e almeirão".

Os alimentos hidropônicos têm, sim, suas vantagens, conforme explica Liliane: "O produto final cultivado em hidroponia é de qualidade superior por ser cultivado em estufa protegida e limpa, livre das variações do clima, dos insetos, animais e outros parasitas que vivem no solo". Por meio dessa técnica, os nutrientes são balanceados diariamente, conforme a necessidade do cultivo, fazendo com que as plantas recebam as quantidades ideais de nutrientes durante todo seu ciclo de crescimento.

A nutróloga conta que, dessa forma, as plantas se tornam mais saudáveis, pois crescem em ambiente controlado, procurando atender às exigências da cultura. Além disso, todo produto hidropônico é vendido embalado, não entrando em contato direto com as mãos, caixas e caminhões. "Os ataques de pragas e doenças são quase inexistentes, diminuindo ou eliminando a aplicação de defensivos. Outra vantagem dos vegetais hidropônicos é que duram mais na geladeira e fora dela, pois permanecem com a raiz.’’

Há vantagens, sim, mas isso não quer dizer que não tenhamos que prestar atenção em algumas coisinhas! "Se a água por cultivo estiver contaminada, os microorganismos podem chegar aos vegetais. Plantação hidropônica não é sinônimo de alimento orgânico!", lembra Liliane, "Para conservar e proteger as plantas contra ataques de fungos e bactérias, mesmo na água, é necessário usar produtos químicos", informa.


Ou seja, você também precisa higienizar esses legumes e vegetais com hipoclorito de sódio, que é vendido em supermercados e feito só para esse fim. Para tanto, você também pode usar cloro - para cada litro de água, usa-se uma colher (café) de cloro. Não use alvejantes com odores (como os de pinho e eucalipto, por exemplo)

Por Adriana Massini (MBPress)

Comente