Use o verão a favor da sua dieta

Veja dicas de alimentação para a estação mais quente do ano
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O verão é uma estação própria para emagrecer e manter a forma. Diferente do inverno, que nos incentiva a consumir alimentos mais calóricos e gordurosos, o verão pede alimentos leves, sucos e bastante água, que ajudam a eliminar as toxinas acumuladas no organismo. As saladas também ganham um lugar especial e cativo na hora das refeições.

Segundo a nutricionista Paula Souza Borges, para manter-se saudável durante esse período é necessário manter uma rotina de alimentação e não esquecer-se jamais de tomar água para evitar desidratações. “Para aqueles que não se sentem confortáveis ao consumir água, pode-se optar por chás e sucos naturais, porém, é preciso ficar atento: sucos são ótimas fontes de vitaminas e minerais, mas alguns são muito calóricos. O ideal, nesses casos, é não acrescentar açúcar. Já em relação aos chás, opte pelos claros, de ervas, que são mais hidratantes”, sugere Paula.

No prato, os vegetais crus e folhas são aliados do bem, mas mesmo ao redor deles há algumas armadilhas. “Uma dica na hora de fazer salada é não acrescentar produtos como maionese, queijos cremosos e molhos industrializados. Eles possuem alto teor de gordura e valor calórico – ao invés deles, opte por temperos como limão, azeite de oliva extra virgem, e ervas como manjericão, hortelã e alecrim”, aconselha a nutricionista.

Para completar o prato, aposte nas proteínas magrinhas e sem gordura, que são mais facilmente digeridas e saudáveis. "Peixes, carne branca de aves e cortes de carne vermelha mais magros são a melhor alternativa para essa época”, lembra Paula. Já se der vontade de um petisco, lance mão do polvilho e do picolé de frutas.


Por Helena Dias

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