Troque o arroz branco pelo arroz integral

Troque o arroz branco pelo arroz integral

Muitas pessoas relacionam o verão com a vontade de conquistar mais saúde e também uma silhueta esbelta. Uma boa dica para começar a conquistar os dois é fazer as escolhas certas na sua alimentação. Por que não repensar um dos pratos principais do dia-a-dia, como o arroz, e trocar a versão tradicional pela integral?

Para os olhos, a única diferença entre o arroz integral e o arroz branco é uma fina casca. Mas, para o corpo, esse detalhe é fonte de inúmeros benefícios, que vão da redução de gordura abdominal até o controle de diabetes. Confira abaixo cinco motivos para você adotar o arroz integral:

Fibras: a principal diferença está no teor de fibras. O integral tem quase o dobro. Numa porção de 50g, o branco apresenta cerca de 1,2mg de fibras, enquanto o integral apresenta 2,1mg. Além de favorecer o sistema digestivo, as fibras ajudam a diminuir a velocidade da absorção de glicose e lipídios pelo organismo, o que promove sensação de saciedade por mais tempo e ajuda a evitar o acúmulo de gordura abdominal;

Faz bem ao coração: com a inserção do arroz integral no dia-a-dia, as células gordurosas ficam mais murchas, pois o organismo absorve menos glicose e lipídios. Com isso, desinflamam as artérias, facilitando a circulação de sangue.

Ajuda a evitar doenças: Segundo estudo feito pelo governo dos Estados Unidos, os consumidores regulares de arroz integral têm menor propensão a acumular quilos extras, 34% menos risco de hipertensão e 27% menos probabilidade de aumento na circunferência abdominal;

É fonte de vitaminas: o arroz integral possui vitaminas do complexo B e minerais;

Possui mais proteínas: além de fornecer energia ao corpo, através dos carboidratos, este grão é o que possui a melhor composição de aminoácidos para o metabolismo. Ele é uma importante fonte de fósforo, potássio, ferro e vitaminas.

Receita básica

Para preparar o arroz integral é simples. Você vai precisar de:

- 1 xícara (chá) de arroz integral

- 3 xícaras (chá) de água

-1/4 de cebola picada

- sal a gosto

Num escorredor, coloque o arroz e lave sob água corrente. Numa panela média, junte o arroz, a água, a cebola picada e tempere com sal. Leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos ou até que o arroz fique macio e soltinho. Desligue o fogo e sirva a seguir!

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Por Jessica Moraes

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