Tenha bons hábitos alimentares na mesa

Dicas de comportamento na hora de se alimentar

Antigamente as refeições aconteciam ao redor de uma mesa, com a família reunida e com horário determinado. Como o passar dos anos isso mudou, e muito! Hoje em dia na maioria das famílias não existe mais esses tipos de regras. Cada um come na hora que pode e quer, ou muitas vezes fora de casa.

Com certeza essas mudanças de comportamento favoreceram de forma prejudicial à saúde das pessoas. Fica difícil ser radical e propor que aconteça tudo exatamente como antes, mas podemos modificar algumas atitudes e assim melhorar nossa qualidade de vida.

Veja algumas dicas:

- Coma devagar para que a mensagem de saciedade consiga chegar ao cérebro. De 15 a 20 minutos é um tempo mínimo que se deve durar uma refeição.

- Não realize outras atividades enquanto você come, por exemplo: ler, ver TV, falar ao telefone, etc. Fique atento ao que você está comendo, saboreie os alimentos.

- Mastigue bem os alimentos, pois o processo de digestão inicia-se pela boca.

- Inicie as refeições: almoço e jantar com uma salada crua e variada. E Quanto mais cores no prato, mais nutrientes e substâncias funcionais terá.

- Evite beliscar guloseimas, petiscos, alimentos muito calóricos, pois mesmo que seja pouca quantidade por vez, ao juntar tudo verá que foi muito. Evite ter esse tipo de alimento à sua disposição.

- Procure ter com você na bolsa ou à sua disposição alimentos saudáveis, por exemplo, barrinha de cereais e frutas. Se no seu local de trabalho tiver uma geladeira, melhor ainda, já que as opções aumentam: iogurtes, sucos, bebida à base de soja e até um sanduíche de frios com salada.

- E para você que come facilmente uma barra de chocolate, um pacote de bolacha recheada ou algum outro doce, experimente da próxima vez comer o doce, prestando bastante atenção no sabor, coma devagar, e não faça outra atividade ao mesmo tempo, foque somente no ato de comer. Dificilmente você comerá a mesma quantidade que comeria assistindo TV ou no computador por exemplo.


Faça um esforço e torne seu comportamento na hora de se alimentar melhor, com certeza será bom pra sua saúde.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

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