Tapioca: alternativa leve para o pãozinho de todo dia

Tapioca

Escolha verduras ou legumes leves para compor seu recheio, como palmito, tomate, ervilha, milho e complemente com diversas ervas e até queijos mais lights.

Estamos sempre procurando o melhor balanço entre alimentos saudáveis e de baixa calorias. E se você descobrisse uma receita simples e que pode substituir o pãozinho de todos os dias? Não precisa de muita adivinhação para saber que falamos dessa iguaria tipicamente brasileira: a tapioca.

Um grande exemplo de que essa fórmula pode dar certo é a atriz Carol Castro, que mantém o corpo bonito e saudável substituindo o pão branco pela tapioca com queijo minas no café da manhã.

A chef Suzana Batista, do restaurante Nomangue lista as vantagens dessa delícia nortista: "A tapioca não contém glúten e combina com qualquer recheio, inclusive é aconselhada às mulheres que desejam emagrecer por sua baixa concentração de calorias".

A tapioca também promete roubar o lugarzinho da massa de wrap. "O diferencial entre a tapioca e o wrap (principalmente o Rap 10) fica por conta das vitaminas e minerais que a tapioca tem. Além, claro, de menor quantidade de sódio", afirma a chef.

Chiquinho, chef cearense membro da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e especialista na nossa queridinha faz suas recomendações: "É preciso que o manuseio, a qualidade da goma e o ambiente estejam impecáveis para que a qualidade do alimento seja mantida".

A receita da massa é simples. Você só precisa de 2 xícaras de polvilho doce, água o suficiente e 1 colher das de (café) rasa de sal. Misture o sal com a água até dissolver bem, coloque o polvilho em uma tigela e vá respingando a água aos poucos (não é para usar toda a água) até formar uma farofa úmida, passe essa farofa por uma peneira de furos meio grande, para que não fique com uma aparência feia, divida essa massa em 3 porções e espalhe em uma chapa quente ou em uma frigideira antiaderente, deixe assar até que a goma comece a ficar transparente, retire e faça o mesmo processo com o restante da massa, recheie a gosto e sirva em seguida.

Quando for reservar parte da massa para aproveitar nos dias seguintes, coloque-a num pote limpo com tampa, mantenha na geladeira e ela se conservará por até 30 dias.

Para preparar sua tapioca, certifique-se de ter uma frigideira com teflon para a massa não grudar. Aqueça-a em fogo médio para alto, com um fio de manteiga de garrafa (ou uma pincelada de manteiga comum) e coloque massa suficiente para deixar a tapioca um pouquinho grossa. Quanto mais fina a massa, mais seca ela fica. Coloque sempre uma pitada de sal e vire para dourar do outro lado apenas quando a massa estiver se soltando do fundo.

Veja as receitas completas e recheadas:

Tapioca de queijo e linhaçaTapioca de palmito, tomate e alho-poróTapioca de rúcula e cream cheese lightTapioca de salmão com shimeji

*Serviço: Suzana Batista, chef do restaurante Nomangue.

Chef Chiquinho, membro da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

Por Juliany Bernardo (MBPress)

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