Suco detox realmente ajuda a emagrecer de forma saudável?

Suco detox realmente ajuda a emagrecer de forma sa

Foto: Riou/SoFood/Corbis

Os sucos detox estão fazendo o maior sucesso entre as pessoas que volta e meia querem "limpar" o organismo. Só que sua eficácia vem dividindo opiniões. De acordo com matéria publicada no jornal "Daily Mail" especialistas alegam que não existem evidências científicas de que essas bebidas sejam realmente benéficas.

Dr. David Heber, endocrinologista da Universidade da Califórnia acha que a dieta é desequilibrada e que em apenas três dias ela não é capaz de remover toxinas do corpo. O Dr. Roshini Raj, gastroenterologista do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York, os sucos possuem poucos ingredientes e oferecem resultados fugazes.

Mas não é todo mundo que condena esse tipo de bebida. Para o nutricionista clínico e funcional Dr. Fábio Bicalho, a dieta que inclui sucos detox, quando elaborada por um profissional, pode sim favorecer o a desintoxicação do organismo. "Para isso é necessário retirar alimentos com contaminantes químicos, os chamados xenobióticos, e introduzir itens com vários nutrientes que favoreçam a eliminação de toxinas", esclarece.

Dr. Fábio também discorda que esses sucos detox contenham poucos ingredientes a ponto de desequilibrar a alimentação. "Muito pelo contrário, sucos detox bem elaborados vão conter mais nutrientes que sucos prontos, refrigerantes ou alimentação industrializada. Eles podem favorecer a saúde e o organismo como um todo."

A regrinha básica para se consumir sucos detox corretamente é não usá-lo como substituto de alguma refeição. Ele deve ser introduzido em uma rotina alimentar completa. Caso contrário, o suco pode desacelerar o metabolismo e potencializar o efeito dessa dieta após o retorno de rotina alimentar anterior, que geralmente não é adequada.

"E também não adianta comer incorretamente sempre, tomar sucos detox para reequilibrar e depois retornar à rotina alimentar toda inadequada. Na medida em que os sucos são incluídos na dieta uma mudança no hábito alimentar se faz necessária", explica o nutricionista.

E dá algumas orientações: "Diminua o consumo de alimentos industrializados repletos de elementos danosos ao organismo e que ainda favorecem o aumento de peso e passe a comer mais vitaminas e minerais provenientes de frutas, legumes e verduras bem diversas. O ajuste de peso e medidas será o resultado, com evidentes benefícios à saúde e vitalidade."


Na hora de fazer o suco detox uma dica do especialista é variar sempre e misturar frutas e hortaliças como agrião, rúcula, couve, espinafre e não utilizar açúcar. Também, se possível, misture um grão integral como quinoa.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: nutrição sucos dieta detox suco detox