Sopas prontas: cuidado com o sódio

Sopas prontas cuidado com o sódio

Nesse friozinho da uma vontade de tomar uma sopa, não é mesmo? Pois é, mas na hora de ir até o mercado e comprar uma daquelas prontas é necessário estar atento para não comprometer a saúde. O Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec) realizou uma pesquisa com 42 sopas prontas, desidratadas em sachês e congeladas, e em muitas delas o nível de sódio encontrado era alto. Se ingerido em grandes quantidades, com o passar do tempo o sódio pode causar doenças como hipertensão e problemas renais.

A recomendação do Idec é prestar muita atenção ao rótulo e procurar quantidades baixas de sódio. Quase 20% das amostras revelaram quantidades elevadas de sódio, chegando, em alguns casos, à metade da recomendação de ingestão diária.

Mas como saber qual é a quantidade adequada? A Anvisa recomenda que a ingestão diária de sódio seja de 2.400 mg para os adultos. Para se ter uma ideia, 1 grama de sal contém 400 mg de sódio. Por isso, deve-se ingerir, no máximo, 6 g de sal por dia. Já a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é para que essa quantidade seja dividida igualmente entre as refeições: como recomenda também que as pessoas façam seis refeições diárias, deve-se ingerir 1 grama de sal em cada uma delas.


Além do sódio, antes de comprar o produto é importante conferir também as calorias e a quantidade de gordura trans presente no alimento.

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: gordura trans sal sopa oms anvisa sódio caloria idec