Sopas light aquecem sem engordar

Sopas light aquecem sem exagerar nas calorias

Foto Divulgação

As baixas temperaturas do inverno são um chamariz para os abusos à mesa, com a ingestão de comidas mais calóricas, que dão uma sensação de aquecer o corpo. Porém, é preciso fugir dessa tentação. Que tal experimentar sopas light e simples de fazer?

O ideal é utilizar ingredientes magros, ricos em propriedades nutritivas e vitaminas. Confira algumas dicas interessantes para as sopas light. Utilizar cereais integrais, legumes e carnes magras nas receitas, ajuda a saciar a fome, facilita a digestão e ajuda a hidratar o corpo.

Nada de sopas cremosas, que contenham linguiças, bacon, queijos e creme de leite. São muito calóricas e gordurosas. Se você faz questão do creme de leite, troque-o por creme de soja, que não tem colesterol e é menos calórico.

Se usar arroz ou macarrão, prefira sempre os integrais, que são ricos em fibras e ajudam no funcionamento do intestino. Troque a manteiga por óleo de canola na hora de refogar os ingredientes da sopa.

O caldo de galinha pode ser substituído pelo de legumes ou por missô (uma pasta fermentada de soja e cereais muito nutritiva). Depois de pronta, você pode regar a sopa com um fio de azeite extra virgem, mas nada de acrescentar queijo ralado ou qualquer outro.

Confira abaixo receitas práticas e leves para aquecer o inverno:

Sopa de brócolis e creme de ricota

Ingredientes - uma colher (sopa) de azeite de oliva, dois alhos-porós picados, 300 g de brócolis picado, dois envelopes de caldo de legumes em pó, duas colheres (sopa) de creme de ricota, pimenta-do-reino moída e sal a gosto.

Modo de preparo - Aqueça o azeite de oliva em uma panela e refogue os alhos-porós por quatro minutinhos, até amaciá-los. Junte os brócolis e refogue bem, mexendo por outros dois minutos. Acrescente os envelopes de caldo de legumes em pó e 1 litro de água quente e cozinhe por 20 minutos. Bata a sopa no liquidificador até obter uma mistura bastante cremosa. Volte o conteúdo para a panela e acrescente o creme de ricota. Aqueça o preparo e tempere a gosto com pimenta e sal, mexendo sem parar. Sirva a seguir.

Creme de abóbora com queijo cottage

Ingredientes - 400 g de abóbora madura em cubos, água, sal e pimenta a gosto, uma cebola média picada, uma colher (sopa) de amido de milho, meio copo (100 ml) de leite desnatado, quatro colheres (sopa) de queijo cottage, 80 g de peito de peru light em cubinhos, uma colher (sobremesa) de parmesão light ralado, salsa picadinha a gosto, uma colher (sopa) de azeite extra virgem;

Modo de preparo - Cozinhe a abóbora com 1/2 litro de água e sal até ficar macia. Retire alguns pedaços da abóbora cozida e reserve. Refogue a cebola em um pouquinho de água. Junte à cebola, a abóbora e a água do cozimento e cozinhe mais um pouco. Em seguida, bata no liquidificador e depois coloque a sopa novamente no fogo. Acrescente a pimenta, o amido de milho dissolvido no leite e mexa até ferver. Retire do fogo, adicione o queijo cottage, os pedaços de abóbora e o peito de peru. Por último, coloque o parmesão e a salsa, e regue com o azeite.

Sopa creme de cenoura com gengibre

Ingredientes - duas colheres de sopa de azeite de oliva, duas cebolas médias picadas, oito cenouras médias picadas, uma colher de sopa, uma colher de chá de sal marinho, um litro e meio de caldo de legumes, um litro de leite tipo A, duas colheres de sopa de gengibre descascado e picado e duas colheres de sopa de cebolinha picada;

Modo de preparo - Leve o azeite com a cebola para dourar por três minutos em fogo médio. Acrescente a cenoura e deixe-a dourando por mais sete minutos, misturando continuamente com uma colher de pau. Em seguida, adicione o caldo de legumes, baixe o fogo e cozinhe por mais 20 minutos com a panela tampada. Verifique o ponto de cozimento da cenoura e, se estiver totalmente cozida, desligue a chama.


Feito isso, leve metade do conteúdo ao liquidificador e processe. Acrescente metade do leite enquanto estiver batendo e coloque a sopa batida numa outra panela. Repita o processo novamente com a metade restante do leite. Por fim, acrescente o gengibre e leve a sopa para ferver por mais cinco minutos. Sirva com cebolinha picada. Sal a gosto.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: calorias light Sopas inverno frio