Sopas funcionais para o inverno

Além de esquentar os dias frios, as sopas feitas com ingredientes funcionais ainda podem dar uma ajudinha extra na hora de cuidar da saúde
sopas funcionais

Foto: ©iStock.com/zeleno

Nossa alimentação está totalmente ligada ao nosso bem-estar. E como consequência, tudo o que ingerimos pode fazer bem ou mal para nossa saúde. Pensando que cada ingrediente tem suas vitaminas e nutrientes, podemos concluir que funções diferentes podem ser despertadas em nosso organismo. Pensando nisso, vale à pena nos lembrarmos das sopas funcionais.

"São pratos nutritivos e equilibrados, capazes de auxiliar no processo de desintoxicação do organismo. As sopas possuem em seus ingredientes um ou mais alimentos funcionais, que, por seus poderes antioxidantes, atuam na prevenção e tratamento de algumas doenças", explica a nutricionista Fernanda Scheer. 

A refeição leve pode ser muito útil se bem preparada. A especialista ensina: "Use ingredientes frescos, se possível orgânicos. Os vegetais não devem ser cozidos demais e nem evite utilizar muita água no cozimento, pois dessa forma a sopa perde algumas das suas propriedades nutricionais". Viu só?

Confira agora três deliciosas receitas de sopas funcionais!

Sopa de legumes com semente de linhaça

Ingredientes:

3 inhames descascados e picados

300g de abóbora cortada em cubo

1 cenoura grande cortada em cubos

1 cebola média picada

2 xícaras (chá) de grão de bico cozido

300g de espinafre frescos

3 colheres (sopa) de farinha de linhaça

Azeite de óleo de linhaça

Tempero a gosto

Modo de Preparo:

Descasque e corte em cubos a abóbora, o inhame, a cenoura e a cebola. Cozinhe cada um deles em uma panela com água e sal. Após estarem cozidos, triture a abóbora, a batata, a cenoura e a cebola e junte o azeite de óleo de linhaça. Junte os espinafres e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Acrescente ao final da preparação a farinha de sementes de linhaça.

Sopa de cenoura e gengibre

Ingredientes:

1kg de cenoura cortada em cubos

100g de manteiga sem sal

2 litros de caldo de galinha diluído na água

80g de gengibre ralado

Curry em pó

200g de cebola picada

3 dentes de alho picados

Sal a gosto

100ml de vinho branco seco

100ml de suco de limão

Pimenta do reino branca a gosto

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga em uma panela e refogue levemente a cebola e o alho. Adicione o caldo de galinha, o vinho e a cenoura. Cozinhe em fervura baixa até amaciar a cenoura, por aproximadamente 45 minutos. Separe o líquido do sólido e reserve. Com o conteúdo solido, processe até virar um purê e adicione o liquido aos poucos, até atingir textura de mingau. Tempere com o limão, curry e temperos. Esprema o gengibre em um pano fino e tempere a sopa somente com o caldo do gengibre.

Sopa de mandioquinha com aspargos, cúrcuma e iogurte

Ingredientes:

300g de aspargos verdes frescos

2 mandioquinhas cortada em rodelas

1 cenoura cortada em rodelas

1 cebola picada

2 dentes de alho inteiros

1 litro de caldo de legumes caseiro

1 colher (chá) de cúrcuma

1 colher (café) de gengibre fresco ralado

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal marinho a gosto

1 colher (sopa) de salsinha e cebolinha picadas

4 colheres (sopa) de iogurte natural

Modo de Preparo:

Descasque e pique os legumes em pedaços grandes. Retire as partes fibrosas dos aspargos e corte-os em pedaços grandes. Junte o caldo de legumes, os aspargos, a mandioquinha, a cenoura, a cebola e o alho. Adicione a cúrcuma, o gengibre e o sal. Deixe ferver até que os legumes estejam cozidos. Espere esfriar um pouco e transfira a sopa para um liquidificador ou processador de alimentos. Bata até ficar bem cremoso. Devolva a sopa para a panela para reaquecer. Corrija o sal, adicione o azeite, a salsinha e a cebolinha. Sirva a sopa com 1 colher (sopa) de iogurte.

Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: Sopas sopas funcionais