Sopa na dieta

Sopa na dieta

O inverno chegou e a procura por preparações e bebidas quentes aumentam. A sopa é um dos queridinhos da estação e se você souber utilizar os ingredientes certos, consumir em quantidade adequada, você não só vai se aquecer, como também se nutrir e o melhor, manter a forma!

Os ingredientes serão os responsáveis para que você tenha todos estes benefícios. Para preparar sua sopa, escolha ingredientes de grupos variados, como, cereais ou tubérculos (macarrão, arroz, batata, mandioca, mandioquinha), proteínas (frango, carne, peixe) e grãos (lentilha, feijão, grão de bico, ervilha). Verduras e legumes à vontade.

Evite colocar mais que dois alimentos do mesmo grupo alimentar. Por exemplo: não é necessário ter na mesma sopa o macarrão, a batata e a mandioca. Dessa forma você consumirá calorias a mais.

Deixe de lado alguns ingredientes como: creme de leite, bacon, queijos amarelos, carne com gordura, pele de frango, etc. Cuidado na quantidade! Se você parar para pensar, irá perceber que a sopa pode ter vários ingredientes com calorias mais do que suficientes. Então, não é preciso repetir duas ou três vezes, certo?

Quanto aos acompanhamentos: azeite de oliva, pão, torrada ou queijo ralado. Se a sopa tiver muitos ingredientes não é necessário acrescentar nenhum acompanhamento, mas se você adora apreciar os cremes de ervilha, palmito, queijo, entre outros, não tem problema acrescentar um pãozinho ou torradas. Se não resistir ao azeite, um fiozinho apenas é o suficiente. Já o queijo ralado, por ser bem calórico é melhor deixar de lado.

Utilize temperos naturais para preparar sua sopa, como, alho, cebola, tomate, salsão, pimenta e ervas aromáticas. Ao invés de utilizar caldos de carne, galinha, legumes industrializados, que são produtos que possuem uma grande quantidade de sódio em sua composição, além de corantes, etc.

Dê preferência por preparar sua sopa de forma caseira, ao invés de consumir com muita freqüência estas sopas prontas de pacotinho, que muitos adoram consumir visando a eliminação de peso. As sopas prontas devem ser utilizadas somente nos dias em que você está cansada, com fome, podendo prepará-las em pouco tempo. Evite consumi-las diariamente, pois é um produto industrializado, contendo aditivos, gordura hidrogenada muito sódio, e outros componentes que não devem ser consumidos de forma excessiva.

Seguindo essas dicas você poderá apreciar as sopas sem se preocupar em adquirir os quilinhos a mais!


Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

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