Soja preta: saiba mais sobre este grão

Soja preta saiba mais sobre este grão

Foto/Reprodução site Asumas.com

No Brasil a soja está relacionada a sua qualidade amarela, bastante conhecida e cultivada por aqui, mas o que poucos sabem é que o grão conta com uma variedade preta. A soja preta ainda é pouco difundida nacionalmente, mas vem chamando atenção por ser considerada mais saudável que a convencional.

A soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, o que dá a cor preta ao grão, um fitoquímico de ação antioxidante, que atua na prevenção do câncer e contra o envelhecimento precoce.

Pesquisadores japoneses comprovaram que a antocianina possui um poderoso efeito antiobesidade, pois diminui a absorção de glicose e gordura. Esta substância também protege contra doenças cardiovasculares.

Como a soja amarela, a preta também é rica em isoflavonas, que previne contra câncer, principalmente do colo do útero, próstata e mama. As isoflavonas aliviam os sintomas da menopausa e TPM e atuam na prevenção da osteoporose. O alimento contém fibras solúveis que previne o diabetes e auxilia na redução do colesterol e triglicérides e ainda é rica em cálcio, mineral importante para a saúde dos ossos e dentes.


Por Catharina Apolinário

Comente