Segunda Sem Carne: primeiro passo para se tornar vegetariana

Segunda Sem Carne primeiro passo para se tornar ve

Foto - Redshorts/Corbis

Você já ouviu falar da Segunda sem Carne?Trata-se de uma campanha que elimina o consumo de carnes (branca e vermelha) às segundas-feiras. O objetivo é fazer a pessoa tomar gosto pela coisa e, quem sabe, se tornar vegetariana.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, o dia escolhido para a Segunda Sem Carne é baseado na frequência de consumo da proteína no Brasil. O órgão afirma que os brasileiros comem menos carne aos finais de semana e por isso estão propensos a ingerir menos carne à segundas também. O objetivo da campanha, além de conquistar mais vegetarianos, é diminuir os riscos de diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardiovasculares e reduzir os impactos ambientais da pecuária intensiva.

Mesmo com tantos estudos, a ciência ainda tem dúvidas sobre os benefícios e malefícios do consumo da carne. Pesquisadores e cientistas realizam testes diariamente para desmitificar ou confirmar o fato que é tão polêmico: comer carne faz mal à saúde?

Se por um lado há estudos que afirmam que vegetarianos são menos saudáveis, como um realizado pela Universidade de Medicina de Graz, na Áustria, por outro lado há estudos que afirmam que vegetarianos vivem mais e têm menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares e câncer, como é o caso da pesquisa realizada pela Universidade de Loma Linda, nos EUA.

Segunda Sem Carne: quando começou?

A Segunda Sem Carne tem origem na Segunda Guerra Mundial (1914-1919), nos EUA, quando o consumo de carne era escasso. Aos poucos a ideia foi se espalhando e ganhando adeptos. O ex-Beatle Paul McCartney é o maior apoiador da campanha. No Brasil, a Segunda Sem Carne chegou em 2009.

Para conhecer sobre a medida, artistas brasileiros que apoiam, eventos e tirar dúvidas, acesse: http://www.segundasemcarne.com.br/


Comente