Saiba mais sobre a lichia

saiba mais sobre a lichia

A lichia, originária da China onde é considerada a fruta nacional, é muito consumida no Brasil, porque além de saborosa traz grandes vantagens à saúde. Como sua colheita é plenamente adaptável às condições climáticas do país, principalmente nas regiões de São Paulo e do Paraná, as culturas pioneiras estão produzindo grandes safras, com bons resultados.

A fruta possui uma casca rugosa de cor vermelha e fácil de ser destacada. Sua polpa é gelatinosa, translúcida, de excelente sabor e não é aderente ao caroço. A lichia é muito utilizada nos chás (chá preto, chá verde, chá branco). É aproveitada para o consumo natural e também para a fabricação de sucos, compostas e ainda para a passa.

Além disso, a lichia é um poderoso antioxidante e conta com uma grande quantidade de vitamina C em suas propriedades, o que fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Além disso é pouco calórica, pode ser consumida à vontade até por quem está de dieta. Mas por ser rica em potássio, deve ser consumida com moderação por quem tem disfunções renais. Neste caso, a alta concentração desse elemento no sangue pode alterar o ritmo cardíaco.


Alguns estudos ainda não comprovados sugerem que o chá feito da casca pode ser útil no combate à diarréia e às erupções na pele causadas por varíola. Já a semente possui propriedades adstringentes que quando transformadas em pó é usada pode curar problemas intestinais. Além disso, acredita-se que o fruto tenha poder analgésico. Por isso, ela também é usada para aliviar dores provocadas por lesões nos nervos. Comer lichias frescas com moderação também pode aliviar a tosse.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde nutrição equilíbrio lichia