Receitas de suco verde: emagreça com saúde!

Foto: amanaimages/Corbis

Muita gente já começou o projeto verão 2014 e a silhueta fininha é o objetivo da maioria das mulheres. O suco verde é a grande aposta de famosas como Miley Cyrus, Alessandra Ambrosio, Demi Moore e até Ashton Kutcher, que mantêm a boa forma de maneira saudável e equilibrada. Por isso vamos te dar algumas receitas básicas de suco verde para você incluir no seu dia-a-dia.

O famoso suco promove a desintoxicação do organismo. Quando aliado a uma dieta balanceada, que evita a ingestão de toxinas e aumenta o consumo de alimentos como frutas, verduras, castanhas, feijões e especiarias (como a canela e o cravo), o líquido pode ser um santo remédio para quem quer dar aquela afinada em pouco tempo.

"Quando feitos com vegetais do grupo das brássicas (couve, rúcula e agrião, por exemplo), os sucos têm ações que inibem o câncer, possuem agentes quimiopreventivos e estimulam o fígado a neutralizar e excretar substâncias tóxicas", afirma a nutricionista brasiliense Isis Moreira.

Boa fonte de magnésio - mineral que a maioria da população tem deficiência -, a bebida é boa para a memória, para o vigor muscular e para a melhora da disposição. "O melhor horário para tomar o suco verde é no café da manhã, assim você já começa o dia com um bom aporte de vitaminas, minerais e compostos bioativos", diz Isis. Mas nada impede que ele seja tomado no lanche da tarde ou após algum exercício físico.

Como montar o suco verde?

Apesar das muitas variações, "os ingredientes básicos são vegetais de cor verde escura (agrião, couve ou rúcula) e uma fruta (maçã, limão, abacaxi, maracujá, laranja)", segundo a nutricionista. Vegetais como cenoura, aipo ou beterraba também podem ser incorporados, assim como outros ingredientes, tais como canela, gengibre, açafrão, ginseng em pó ou até mesmo guaraná em pó.

Antes de montar a sua receita veja os grupos de alimento disponíveis que devem fazer parte do suco e quantos itens usar de cada um deles. Você não precisa usar todos os grupos em uma só receita, certo?

  • Folhas: até dois tipos
  • Frutas: até dois tipos
  • Legumes: até dois tipos
  • Raízes: apenas um tipo
  • Brotos: apenas um tipo
  • Sementes: apenas um tipo

O importante é você não usar sempre os mesmos ingredientes todos os dias, e principalmente não fazer muitas misturas, assim o suco não fica pesado nem com gosto forte.

Receitas de suco verde

Suco verde 1

1 folha inteira de couve

1 limão (sumo)

1 maçã

2 colheres (sopa) de cenoura picada

1 colher (café) de raspas de gengibre

250ml de água gelada.

Suco verde 2

1 folha de couve manteiga

1 fatia de melão

1 copo de água de coco

Folhinhas de hortelã

Gotinhas de limão

Adoçante

Gelo

Suco verde 3

2 folhas de couve

3 colheres de sopa de polpa de maracujá

½ cenoura picada

1 fatia de gengibre

150ml de água de coco

Suco verde 4

Suco de 2 laranjas

2 folhas de alface

1 folha de couve

½ cenoura

½ maçã

1 colher de sopa de chia ou linhaça

Gengibre a gosto

Para todos eles basta bater tudo no liquidificador, coar e aproveitar. Esses ingredientes são suficientes para um copo e, caso queira fazer mais que isso (um litro, por exemplo), basta multiplicar os ingredientes em quantidades iguais.

Quem não pode tomar o suco verde?

É recomendado para as pessoas que possuem hipotireoidismo que evitem esse tipo de bebida, já que estudos apontam que as brássicas possuem substâncias causadoras do bócio, vulgarmente conhecido como "papo". Já aos não-tolerantes a sucos ácidos, versões que utilizem frutas mais alcalinas, como abacate, banana ou coco, são as mais indicadas.

Para quem não tem tempo de preparar a bebida, uma boa alternativa é fazê-lo de forma concentrada e armazená-lo em cubos de gelo para consumo posterior, já que não há perda significativa de compostos bioativos.


Por Juliany Bernardo (MBPress)

*Serviço: Nutricionista Isis Moreira