Quer um corpo saudável? Hidrate-se!

Quer um corpo saudável Hidratese

Para manter o seu corpo saudável e com um bom funcionamento, é preciso beber muitos líquidos para manter o seu organismo hidratado. Mas você sabe como se hidratar?

Muita gente só lembra de beber água quando está morrendo de sede. Isto é certo? Não, claro que não. Deve-se beber água o dia todo, de 2 a 3 litros por dia. Para quem não possui esse hábito, é bom começar bebendo até oito copos de água por dia, que correspondem a dois litros de água.

Quando o gasto do organismo é maior devido à prática de atividade física, por exemplo, é fundamental estar atento à questão da hidratação.

Com a perda maior de líquidos, o organismo passa a não desenvolver bem suas funções e pode ocorrer a desidratação, estado de perda excessiva de água pelo organismo, acompanhada da perda de sais minerais e orgânicos.

A desidratação ocorre principalmente quando além da perda de líquidos pela transpiração, ocorre a perda de líquidos através de diarréia e vômitos. Mais um motivo para você evitar aqueles alimentos mais gordurosos ou expostos por muito tempo num determinado local. Verifique também a data de validade dos alimentos e opte sempre por alimentos frescos e feitos na hora.

Voltando à hidratação, a água é a melhor bebida, sem comentários. Além dela, pode-se ingerir outros líquidos que também favorecem a hidratação, como sucos de frutas, água de coco e outros isotônicos industrializados, que repõem líquidos e eletrólitos perdidos durante a transpiração.

É importante ter cuidado ao tomar isotônicos, lembrando que não é qualquer pessoa que pode tomá-los. Devem evitar essa bebida: gestantes e lactantes justamente pela presença de eletrólitos, hipertensos devido à presença de sódio, diabéticos por causa da presença de sacarose, celíacos pela possibilidade de possuir glúten ou pessoas com doenças renais, pois do mesmo modo que é complicado manter a estabilidade desses nutrientes no organismo, sua eliminação também é muito difícil.

E quem pensa que vai estar bem hidratado com aquela cervejinha ou caipirinha, cuidado! Se você não sabe, as bebidas alcoólicas não possuem o poder de hidratar, já que possuem álcool. Além disso, são diuréticas, aumentam a excreção de urina, prejudicando ainda mais a hidratação do organismo.

Por isso, não se engane. Você pode beber a sua cervejinha, mas com moderação e não se esqueça da água para complementar.

Roberta Silva

Nutricionista - CRN-3 14. 113

Comente

Assuntos relacionados: água hidratação desidratação sede alcool