Quer emagrecer de forma saudável? Comece pelo café da manhã

Quer emagrecer de forma saudável Comece pelo café

Foto - Shutterstock

Você já deve ter ouvido aquele ditado: "o café da manhã deve ser de rei, o almoço de príncipe e o jantar de plebeu". A primeira refeição é a mais importante: é ela que te dará energia para produzir durante o dia e, portanto, os alimentos que compõem essa refeição devem ser escolhidos a dedo.

Comer com fartura não quer dizer comer tudo o que vê pela frente, principalmente se o seu objetivo final é emagrecer. Veja algumas dicas do que adicionar ao seu cardápio matinal para te ajudar nessa empreitada de forma saudável.

Coma fibras: elas ajudam a manter o intestino funcionando bem e evitam que você fique constipada. As fibras também são parte do grupo de carboidratos complexos, ou seja, são digeridas mais lentamente, o que te mantém satisfeita por mais tempo (e se você não está morrendo de fome, tende a escolher melhor o que come, mesmo que seja aquele lanchinho no intervalo).

Jamais pule o café da manhã: como dito anteriormente, o café da manhã é a refeição mais importante, é a quebra do jejum feito durante o sono. O quão antes você comer depois de acordar, mais rápido o seu metabolismo começa a funcionar. Fora o fato de que, se você se alimenta bem durante a manhã, as chances de escolher alimentos calóricos e pesados durante o almoço são menores. Aliás, jamais pule qualquer refeição. Pode parecer uma boa ideia no começo, afinal, se você não consome calorias não tem como engordar não é mesmo? Mas é exatamente o oposto: seu corpo sabe quando você não come e começa a estocar gordura para não faltar mais tarde - ou seja, você vai engordar ao invés de emagrecer.

Evite açúcar: não precisa ser nenhuma especialista para saber que açúcar demais é nutrientes e energia de menos, portanto evite.

Leite e derivados: o café da manhã é ótimo para o consumo desses alimentos que contém cálcio, que ajudam a prevenir osteoporose.

Não exagere: Mesmo sendo farto, o café da manhã deve ficar na casa dos 25% de calorias que deverão ser consumidas durante o dia inteiro, portanto, escolha com consciência.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: emagrecer café da manhã