Queijos mais calóricos - fuja deles!

Tipos de queijo

O queijo é fonte rica de cálcio e proteína, nutrientes importantes para a saúde dos ossos e para o aumento de energia.

Entretanto, o alimento contém uma quantidade razoável de gordura, por isso é bom estar atento quanto aos tipos e qual o mais indicado para consumo para cada pessoa, afinal há queijos menos saudáveis que outros. Conheça os principais tipos de queijo, características e valores nutricionais.

Uma dica: não dê tanta importância à cor do queijo, mas sim à sua composição. Leia os rótulos e saiba quanto de gorduras, sódio e calorias está ingerindo. Quanto menor a porção dessas substâncias, mais saudável é o queijo.

Queijo Cheddar - O queijo denominado "tipo cheddar" vendido no Brasil em fatias pode conter até 70% de gordura. Por essa razão, aconselha-se consumir moderadamente. Valor calórico: 123 kcal

Cream Cheese - A cor branca do queijo engana, já que a versão tradicional deste produto possui 80% de gordura. A versão light tem em média 60% de gordura. É um queijo firme, fácil de espalhar e com alto teor de creme de leite. Valor calórico: 50 kcal

Queijo Gorgonzola - Possui em média 78% de gordura, é de origem italiana e caracteriza-se por maturação com penicillium roqueforti, que confere aos queijos seus veios azulados. Por isso, faz parte da família dos queijos de "mofo azul". É um queijo forte e de difícil digestão. Valor calórico: 115 kcal

Queijo Minas Fresco - A versão tradicional possui 68% de gordura e a light em média 25%. É um dos queijos mais populares do Brasil e se caracteriza por possuir alto teor de umidade, massa branca e consistência mole. É uma ótima opção para incluir em saladas, sanduíches e petiscos. Valor calórico: 79 kcal

Queijo Mussarela - A versão tradicional tem 63% de gordura e a versão light tem em média 40%. A mussarela é um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca. Mesmo sendo gorduroso, este queijo pode ser utilizado com moderação em sanduíches. Valor calórico: 91 kcal

Queijo Parmesão - Esse queijo se caracteriza por ser firme, de massa cozida prensada e possui 63% de gordura. O parmesão é um excelente queijo de mesa, mas é gorduroso e contém muito sal, por isso utilize pouco. Uma boa opção é polvilhar em massas e molhos. Valor calórico: 125 kcal

Queijo Prato - tem 68% de gordura na versão tradicional e 50% versão light, semelhante à mussarela, pode ser consumido, desde que com moderação. Valor calórico: 97 kcal

Queijo Provolone - Este queijo tem em média 64% de gordura. Caracteriza-se pela casca amarelo-dourada com a marca das cordas que serviram para suspendê-lo. No Brasil é geralmente vendido defumado, o que dá um sabor especial nas preparações. Valor calórico: 111 kcal

Requeijão - Tem 73% de gordura na versão tradicional e 55% na light. O produto é produzido pela fusão da massa coagulada do leite por meio do coalho, completada pela ação de bactérias lácticas específicas com condição de creme de leite. Pode ser utilizado como um bom substituto da margarina, maionese e creme de leite em preparações. Valor calórico: 77 kcal


Queijo Cottage - Com poucas calorias e gorduras, o cottage pode ser um grande aliado de seu regime, ajudando no emagrecimento ou controle de peso. O queijo é também rico em whey protein, proteína que ajuda a reduzir gordura e evitar a perda muscular. Ele ainda pode equilibrar a flora intestinal, o que ajuda na absorção de cálcio. Tem em média 45% de proteínas e 35% de gordura, podendo ter 0% na versão light. Valor calórico: 31 kcal

Ricota - A Ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve. A versão tradicional tem em média 50% de gordura, e a light 10%. Ótima fonte de aminoácidos essenciais. Valor calórico: 43 kcal

Por Jessica Moraes

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