Queda de cabelo? A solução pode estar no prato

Queda de cabelo A solução está no prato

Quando os cabelos começam a cair, a maioria das mulheres logo pensa em tomar alguma vitamina ou até mesmo remédios para solucionar o problema. Poucas sabem que a solução pode estar no prato. A adoção de dietas restritivas para emagrecer pode levar a falta de nutrientes no organismo, ocasionando a queda dos fios. Manter uma dieta saudável e balaceada pode por fim ao desespero feminino.

Segundo a dermatologista e cirurgiã capilar Leila Bloch, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e do ISHRS - International Society of Hair Restoration Surgery, manter uma alimentação equilibrada pode atenuar a queda capilar.

"Os cabelos podem cair com velocidade acelerada por uma fase mais intensa de expressão da própria calvície, mas em geral caem mais rapidamente por outras causas, como deficiência de vitaminas, de ferro e proteínas, oleosidade excessiva, problemas de tireóide ou outras causas menos frequentes", relata a especialista.

A especialista ressalta ainda que frituras, alimentos ricos em gorduras, como doces, podem levar a aumento de dermatite seborréica, o que indiretamente auxilia na inflamação do bulbo e faz com que os cabelos tenham um ciclo mais curto, ou seja, demoram menos para cair. "O encurtamento do ciclo pode-se ocasionar a diminuição de volume dos fios, principalmente em pessoas já com tendência genética a desenvolver Alopécia Androgenética (calvície)", salienta.

Sobre o uso de nutricosméticos, Dra Leila entende que eles são úteis, mas que as pessoas que escolhem consumi-los não devem deixar de lado uma alimentação saudável, rica em nutrientes e os exercícios físicos. "Os resultados são reforçados a partir da combinação de todos os elementos", destaca ela.

Para a ingestão de nutricosméticos com o objetivo de diminuir a queda dos fios, a dermatoligista afirma que é indispensável a consulta médica com um especialista para avaliação e orientação sobre consumo, dosagem e tempo de uso, pois a hiperdosagem pode levar ao surgimento de alergias.

"Além disso, alguns tipos de nutricosméticos não devem ser ingeridos por crianças, gestantes, lactantes e pacientes com problemas no funcionamento do fígado ou dos rins", alerta.

Confira abaixo alguns alimentos sugeridos pela dermatologista que auxiliam no fortalecimento dos fios:

- Frutas secas, como nozes, amêndoas ou castanha-do-Pará, são importantes oligoelementos para a constituição do fio;

- Alimentos integrais, que são ricos em complexo B, ferro, magnésio e zinco, assim como o grão de bico, são fontes proteícas e ricas em ferro;

- Alimentos ricos em vitamina E, por sua ação antioxidante, como o gérmen de trigo, óleo de semente de girassol, por exemplo, ajudam a combater a quantidade de radicais livres gerados no dia a dia pelo estresse, poluição, entre outros fatores;


- A sardinha, rica em Omega 3, também é importante pela ação antioxidante;

- Os alimentos ricos em vitamina B, zinco,cobre, selênio, proteínas, ferro, vitamina A, auxiliam no fortalecimento da imunidade, fazendo com que a absorção dos outros nutrientes seja facilitada;

- Para a absorção dos nutrientes beba bastante água.

Por Carmem Sanches

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