Qual é o melhor óleo para cozinhar?

oleocozinha

Foto - Shutterstock

Hoje em dia existem diversos tipos de óleos para cozinhar; azeite, óleo de coco, canola e óleo de amendoim, entre outros. Mas afinal, qual deles é melhor? Cada um tem uma função, mas a ideia básica é preferir as opções orgânicas e que foram extraídas a frio dos alimentos.

Azeite

O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, consideradas boas para o organismo porque aumentam o colesterol bom e têm funções antioxidantes. Além disso, o azeite também é uma fonte fitoquímica - isso significa que o ingrediente diminui a fome, traz a sensação de saciedade e previne câncer. O tipo de óleo é indicado para qualquer prato - do arroz clássico ao bife frito. O azeite de oliva é o mais indicado para colocar nos pratos já prontos. O tipo extra-virgem é mais indicado para colocar nas saladas.

Óleo de canola

O tipo de óleo faz bem para a saúde e para o bolso. Além e ser o mais barato dentre as opções, é rico em ômega-3 e 6. Isso significa que a opção faz bem para o colesterol, coração, pele, cérebro, contribui para a dieta e tem efeitos anti-inflamatórios. O tipo também tem menos gordura saturada. Uma ótima opção para temperar saladas, mas também pode ser aquecido a 180ºC sem medos.

Óleo de coco

Também consegue atingir altas temperaturas, é um dos favoritos, mas possui um alto nível de gordura saturada. Em compensação, o óleo de coco é usado com frequência para de reduzir os índices de lipídios no sangue, evitando entupimento das veias. O tipo de óleo também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e contribui para o bom andamento das dietas, por causa dos triglicerídeos que estão compostos nele. É uma boa opção para refogar alimentos.

Óleo de amendoim

Resistente a altas temperaturas, o óleo de amendoim tem níveis altos de gorduras monoinsaturadas (como todas as opções acima). O tipo de óleo é mais complicado para escolher, pois a maioria das marcas compõe a opção a partir de processos químicos - o ideal é escolher por processos feitos a frio, que não fazem mal à saúde. Quando extraído a frio, os óleos de amendoim são contribuintes para o colesterol bom e a saúde cardiovascular. É muito indicado para frituras.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: saúde gordura óleo de cozinha