Qual é o melhor jeito de fazer batata-doce? Aprenda com Alan Rox

batatadoce

Foto - Shutterstock

Há pouco tempo atrás, Alan Rox, cantora, compositora e culinarista vegana fez um perfil no Instagram (@theveggievoice), onde conta sua rotina alimentar, dá receitas veganas e dicas de alimentação saudável. E seria apenas mais um perfil que prega um estilo de vida saudável se não fosse o seu conhecimento nutricional, não apenas dos alimentos, mas de como combiná-los entre si para que seus efeitos sejam mais bem aproveitados pelo organismo.

"Você deve conhecer os alimentos para saber a melhor forma de prepará-los e também como combiná-los a outros para que seus nutrientes sejam, muitas vezes, até 60% mais absorvidos pelo organismo. Isso se chama biodisponibilidade dos alimentos. Se as pessoas tivessem informação, conhecessem a química natural de cada alimento, diminuiriam o consumo de remédios em até 80%", diz vegana.

Bom, a gente aproveitou que a Alana de fato entende do assunto e pediu para ela esclarecer os reais benefícios da batata-doce e como consumi-la para que ela tenha esse efeito milagroso que dizem por aí. Ela explicou que se não for consumida de forma adequada, os antinutrientes podem impedir a absorção dos nutrientes da batata, e também gerar mal estar e enjoos.

Alana conta que a batata-doce tem um antinutriente chamado ácido oxálico. "Sabe aquela cor acinzentada que aparece depois de cozinhar? São os oxalatos. Para eliminá-los, nunca mantenha batatas na geladeira antes de prepará-las. A baixa temperatura dificulta a retirada desses antinutrientes. Deixe as batatas de molho com a casca por 8 horas, cortadas ao meio. Coloque acidez na água, pode ser uma colher de sopa de limão ou de vinagre para cada litro de água.

Isso vai potencializar a retirada do acido oxálico. A melhor forma de prepará-la é assando no forno ou na pressão, sempre com casca para preservar os nutrientes", conta ela. Se você é adepta desse alimento e ele não vem dando o resultado pretendido, talvez as dicas de Alana possam lhe ajudar.

sucodetox

Foto - Arquivo Pessoal

Outro salva-dieta em questão é o suco detox. Famosíssimo no Brasil, ele fica ainda mais popular no verão. Existem várias receitas, cada uma com nutrientes mais promissores que outros.

No entanto, alguns não podem faltar na mistura. "O limão é um ingrediente poderoso, pois alcaliniza o organismo. E a sua vitamina C vai ajudar na absorção do ferro da couve, do espinafre ou da beterraba. Coloco sempre o gengibre e a cúrcuma para potencializar o efeito. A salsinha também tem vitamina C, além do cálcio e do magnésio. O vinagre de maçã é muito poderoso também, pois vai retardar a absorção da frutose caso se coloque frutas de alto índice glicêmico no suco", revela Alana.

A culinarista explica que o ideal é nunca colocar frutas de alto índice glicêmico nos sucos, pois suas fibras se quebram ao bater no liquidificador. E a frutose sem as fibras, além de ser apenas calorias, pode ser tóxica para o fígado e sobrecarregar o pâncreas. As frutas mais indicadas são o limão, maracujá, ameixa, mirtilo, cereja e carambola.

AlanaRoxdetoxalimentação

Foto - Arquivo Pessoal

"Ser vegano é mais do que uma escolha alimentar, e sim um estilo de vida"

Para quem não conhece, a alimentação vegana é aquela que exclui carnes e todos os derivados de animais, como leite, ovos, queijos, mel, etc. Os mais ortodoxos não usam nem couro. E aqui no Brasil, esse estilo de vida tem crescido bastante. E foi esse crescimento que deu fama à Alana. Ela evitava comer carne desde criança e começou a se interessar pela alimentação vegana ainda na adolescência, desenvolvendo receitas sem carnes, lactose, glúten, açúcar e produtos industrializados.

Mas afinal, qual é o benéfico de ser vegano? "Um organismo ácido oxida e adoece as células, podendo gerar muitas doenças, como o câncer, por exemplo. Essa acidez é gerada por produtos industrializados, açúcares, carnes e derivados da carne. Se você não ingere nada animal e tem uma alimentação saudável, não oxida suas células, envelhece menos, não adoece, tem mais disposição, fica mais leve, etc. Só há benefícios. Ser vegano é mais do que uma escolha alimentar, e sim um estilo de vida", conta Alana.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: suco detox dieta detox