Qual a melhor opção?

Granola ou aveia? Ricota ou cottage? Chopp ou cerveja? Mortadela ou salame? Muitas vezes bate aquela dúvida diante da escolha de alguns alimentos. Veja algumas dicas.

Granola ou aveia?

A aveia possui menos calorias que a granola. A aveia possui substâncias funcionais à saúde, que ajudam a regularizar os níveis de glicemia e colesterol no sangue, entre outras funções. Já a granola tem uma variedade maior de grãos integrais, o que aumenta seu valor nutritivo com maior variedade de vitaminas e minerais. A dica é alternar, já que são duas opções saudáveis. Para quem quer emagrecer, quando for optar pela granola comer uma quantidade menor, do que quando comer a aveia.

Ricota ou cottage?

Tanto a ricota como o cottage são excelentes opções para substituir os queijos amarelos. O queijo cottage tem menos gordura e calorias do que a ricota, porém tem mais quantidade de sódio. Você pode alternar os dois, mas para quem quer manter ou eliminar peso o cottage é uma opção melhor.

Mostarda ou catchup?

A diferença calórica é insignificante, porém a mostarda tem mais gordura do que o catchup, apesar deste ter mais sódio. Os dois produtos só devem ser consumidos eventualmente, pouca quantidade.

Chopp ou cerveja?

Tanto um como o outro fornece a mesma quantidade de calorias e teor alcoólico, por isso escolha o que preferir, mas é importante lembrar que a moderação é essencial!

Capirinha ou Whisky?

Uma dose de whisky tem em média 120kcal e uma caipirinha com açúcar, 220kcal. Se for apenas uma dose de whisky, este é melhor do que uma caipirinha de limão com açúcar. Mas se a caipirinha for com adoçante, ela terá menos calorias.


Mortadela ou salame?

O salame fornece mais calorias do que a mortadela. Porém, as duas opções são bem calóricas e fornecem bastante gordura, por isso evite o consumo. Prefira presunto magro ou peito de peru.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

Comente